Angustiados caçadores de vampiros no seriado Buffy, a Caça-Vampiros. Cientistas loucos blogueiros com talento musical na série para internet Dr. Horrible’s Sing-Along Blog. A turma cada vez maior de super-heróis com cara de mau da Marvel em Os Vingadores. Joss Whedon já trabalhou com vários arquétipos da nossa época. Que outro desafio restava senão os personagens de William Shakespeare, o poeta universal dos amantes malfadados e da realeza com questões existenciais?
O romance cômico do Bardo combina, em vários aspectos, com a sensibilidade descontraída de Whedon, devido a seu tom meio leve e seus desencontros amorosos de tirar o fôlego. Ele atualizou o cenário, colocando-o em uma casa moderna, e fez a opção fascinante e idiossincrática de filmar em preto e branco. O atraente elenco é formado principalmente por parceiros de Whedon: Amy Acker e Alexis Denisof são os enamorados Beatrice e Benedick, e Nathan Fillion, um adorável sem noção, é o sacana guarda da propriedade, Dogberry.
Ninguém tropeça nos versos, e as paisagens nebulosas resplandecem mágica e magistralmente conforme a história abre caminho em meio a mal-entendidos, manipulações e tragédias, terminando com o triunfo romântico. No entanto, há uma frivolidade infeliz na maneira como o cineasta trata muitas das reviravoltas mais sombrias da narrativa – principalmente no caso de Claudio (Fran Kranz), facilmente enganado, e sua amada, Hero (Jillian Morgese) –, como se estivesse se apressando nos momentos difíceis para chegar logo ao final feliz. O filme acaba parecendo fácil demais.
Muito Barulho por Nada
Estreia 26 Jul 2013
Diretor Joss Whedon
Elenco Amy Acker, Alexis Denisof, Fran Kranz.
Escrito por Keith Uhlich