Time Out São Paulo

O Ataque

O Ataque

Estreia 6 Set 2013

Diretor Roland Emmerich

Elenco Channing Tatum, Maggie Gyllenhaal, Jamie Fox

O Olimpo volta a cair! Um dia aparentemente comum para o presidente norte-americano, James Sawyer (Jamie Foxx), acaba quase apocalíptico quando forças inimigas explodem o Capitólio e ocupam a Casa Branca.

Os comentaristas da TV começam a questionar: serão os malditos árabes? Não, é simplesmente um grupo de paramilitares americanos descontentes, liderados por um funcionário traidor do governo (James Woods) em busca de vingança e fama. Por sorte, o agente de baixo escalão do Serviço Secreto John Cale (Channing Tatum) está por perto. Ele rapidamente se junta ao presidente (que está mais bem preparado do que parece), e ambos começam a dar uma lição nesses bastardos antipatrióticos.

Deveríamos receber uma taxa especial para ver o líder do mundo democrático, mesmo que ficcional, brandindo um lança-foguetes comicamente enorme (prepare-se para muitos memes na internet). Mas o diretor Roland Emmerich já passou por esse patriotismo zombeteiro muitas vezes.

O que funcionava de forma muito engraçada em Independence Day (1996) – com todos os seus monólogos nacionalistas embriagados e marcos americanos reduzidos a pó – agora se torna insensível, mesmo que seja de brincadeira.

Também não ajuda em nada o fato de todas as cenas de ação, como em muitos blockbusters modernos de Hollywood, serem editadas de forma parecida, ou de a computação gráfica excessiva não ir muito além dos filmes feitos para TV. Barato, ordinário, chato, instantaneamente esquecível – estes são os EUA, e o cinema americano, que já conhecemos muito bem.

Escrito por Keith Uhlich 
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus