Blue Jasmine: crítica do filme

4
Imagem Filmes/Divulgação
Cate Blanchett e Alec Baldwin em 'Blue Jasmine'

 Para os fãs de Woody Allen, assistir a seus filmes mais recentes tem sido como abrir os olhos depois de um terremoto. Será que tudo voltará a ser como antes? Ou será sempre como O Sonho de Cassandra, seu ponto baixo de 2007, com Colin Farrell como um mecânico londrino? Por enquanto, podemos respirar aliviados. Blue Jasmine é o filme mais forte de Allen desde Vicky Cristina Barcelona. E é preciso procurar bastante na filmografia do nova-iorquino para encontrar uma única atuação tão comovente e cuidadosa quanto a de Cate Blanchett neste longa.

Sua frágil e trêmula Jasmine é uma socialite de Manhattan, cujo mundo desmorona com o colapso do esquema comandando por seu marido trapaceiro, Hal (Alec Baldwin). Falida e sem ter para onde ir, Jasmine decide morar com a irmã, a pé no chão Ginger (Sally Hawkins), em São Francisco. Enquanto ela tenta se reerguer, Allen nos mostra flashbacks da boa vida que ela compartilhou com Hal em Nova York.

A Jasmine de Blanchett fica entre agradável e hostil. Será ela uma vítima? Ou a arquiteta de seu próprio destino? Devemos nos importar com o quanto está abalada? Alguns dos filmes mais fortes de Allen – tais como Interiores (1978) e A Outra (1988) – deixaram as piadas de lado e encontraram riqueza em mulheres problemáticas.

Blue Jasmine não se afasta totalmente da comédia, mas seu melhor humor é do tipo negro e desconfortante, como quando o dentista que é o novo chefe da protagonista chega perto dela e pergunta: “Você já ficou chapada com óxido de nitrogênio?”. Mas o filme não disfarça o trauma de sua cena final e seu verdadeiro interesse: uma mulher triste, em queda livre.


Escrito por Dave Calhoun

Blue Jasmine: crítica do filme vídeo

Mais sobre Blue Jasmine: crítica do filme

Duração 98 minutes

País de origem EUA

Ano de produção 2013

Classificação Not available

Estreia 15 Nov 2013

Diretor Woody Allen

Elenco Cate Blanchett, Alec Baldwin, Peter Sarsgaard.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by