Time Out São Paulo

Dzi Croquettes

Dzi Croquettes

Diretor Raphael Alvarez, Tatiana Issa

Elenco Norma Bengell, Maria Zilda Bethlem, César Camargo Mariano

 

O revolucionário, inspirador e extravagante grupo de cabaré carioca que enfrentou a ditadura militar, Dzi Croquettes, ganha uma homenagem há muito merecida nesse fascinante documentário, que conquistou as mesas de jurados em festivais de cinema conceituados, como o San Francisco International LGBT Fim Festival e o L.A.’s Dance, Camera, West.

 

Quebrando tabus sociais e sexuais, o grupo foi banido e censurado no Brasil da década de 70. O exílio em Paris e subsequente fama, graças principalmente a Liza Minelli, uma das muitas estrelas que contam a história dos Dzi Croquettes, misturadas a imagens de arquivo de suas apresentações na França.

 

Cláudia Raia, Gilberto GIl e Ney Matogrosso são apenas alguns das dezenas de amigos e admiradores ilustres que teceram juntos a cativante história, junto dos últimos cinco membros restantes da trupe original - três membros foram assassinados e cinco morreram em decorrência da AIDS.

 

Apesar desses finais trágicos, o filme mantém o foco nos loucos pontos altos e no legado extraordinário do que, até agora, era uma história praticamente desconhecida.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus