Oldboy – Dias de Vingança: crítica do filme

4
Hilary Brownyn/Divulgação
'Oldboy – Dias de Vingança'
Josh Brolin em cena de 'Oldboy – Dias de Vingança'

Spike Lee sempre entendeu melhor os descontentes, e é possível reconhecer vagamente o diretor de Faça a Coisa Certa e Malcolm X em Oldboy, seu afiado remake do violento thriller de vingança, feito em 2003 por Park Chan-Wook. O enredo é absurdo: o executivo Joe (Josh Brolin) é sequestrado e aprisionado por 20 anos em um quartinho de hotel, até que, de maneira igualmente misteriosa, é libertado e sai em busca de respostas. Como bom profissional, Lee não tem vergonha da premissa, exagerando nos elementos trash sem o menor pudor.

Joe, o cativo vivido por Brolin, é um executivo comum, afundando na vodca e na fúria causada pelo divórcio. É maravilhoso vê-lo sofrer; os anos se passando num borrão. Patéticas refeições chinesas caem por uma calha e posses presidenciais aparecem na TV. Quando Joe finalmente emerge no mundo atual, um pouco irreal (as filmagens foram em Nova Orleans, mas a cidade é indefinida), encontra o amigo Michael Imperioli (da série de TV Família Soprano), dono de bar que o recebe e agita as coisas. “Onde está a filha de Joe?”.

Fãs do Oldboy original destacariam a cena do martelo e um monte de crânios. Ela acontece aqui, mas uma desesperada perseguição de bicicleta por Chinatown, criada por Lee, a supera. Fraquezas do filme original permanecem, incluindo um vilão bigodudo caricato à la 007 (Sharlto Copley) e um enredo freudiano que, quanto mais você pensa a respeito, menos se sustenta. Mas Lee merece crédito por se manter original, apesar de parecer que o filme foi feito “nas coxas”.

Escrito por Joshua Rothkopf

Oldboy – Dias de Vingança: crítica do filme vídeo

Mais sobre Oldboy – Dias de Vingança: crítica do filme

Duração 104 minutes

País de origem EUA

Ano de produção 2013

Classificação Not available

Estreia 5 Jun 2014

Diretor Spike Lee

Elenco Josh Brolin, Sharlto Copley, Elisabeth Oslen.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by