O Homem Duplicado: crítica do filme

2
Divulgação
'O Homem Duplicado'
O ator Jake Gyllenhaal em cena do filme 'O Homem Duplicado'

O problema de O Homem Duplicado é o mesmo que ocorre com os dois últimos filmes de Denis Villeneuve (Incêndios e Os Suspeitos), promete muito, mas nunca decola. Há pelo menos dois bons motivos para se esperar bastante do filme: o protagonista é o ótimo ator Jake Gyllenhaal – que se sai muito melhor como o polical de Os Suspeitos – e é baseado no ótimo livro do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago. Mas nem isso salva esse thriller que só consegue ser tenso por conta da competente trilha sonora – de Danny Bensi e Saunder Jurriaans – e do apuro técnico do cineasta ao retratar uma metrópole opressora.

Outra grande bola fora de Villeneuve é tentar ser David Lynch. O diretor canadense bem que se esforça, colocando no filme cenas bizarras bem ao estilo kitsch de Lynch, e até apelando para uma aparição de Isabella Rossellini, a musa de Veludo Azul (talvez o mais icônico dos filmes lyncheanos), mas fica à anos luz de, por exemplo, A Estrada Perdida, uma história de Lynch que também retrata um protagonista dividido em dois personagens distintos.

Sabe aquele tipo de história bem simples onde se usa de artifícios de narração cinematográfica para deixar a trama complicada? Um exemplo bem ilustrativo desse tipo de expediente é Amnésia (e de boa parte dos filmes do cineasta Christopher Nolan). Pois O Homem Duplicado segue essa cartilha. Dividindo o protagonista em duas pessoas independentes e intrigadas com seu duplo, mas que na verdade são uma só. A diferença é que uma é a real e a outra a projeção de uma ação passada ou de um desejo futuro. Em resumo, o filme é um truque. Às vezes bem realizado, mas ainda sim um truque.

Escrito por Rafael Argemon

O Homem Duplicado: crítica do filme vídeo

Mais sobre O Homem Duplicado: crítica do filme

Duração 90 minutes

País de origem Canadá/Espanha

Ano de produção 2013

Classificação Not available

Estreia 19 Jun 2014

Diretor Denis Villeneuve

Elenco Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon, Isabella Rossellini.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by