Chef: crítica do filme

4
Divulgação

Engraçado como as histórias do diretor, roteirista e ator Jon Favreau – talvez você se lembre dele em Friends, como o namorado milionário da Mônica que resolve ser uma estrela de MMA quando o MMA nem era moda – e de Carl Casper, o protagonista de seu novo filme, Chef, são semelhantes. Tanto um quanto o outro tiveram um inicio de carreira muito promissor, mas acabaram deitando em berço esplêndido e buscam a redenção voltando às origens.

No caso de Favreau é o retorno à fórmula dos pequenos filmes independentes que o consagrou como roteirista de Swingers – Curtindo a Noite depois de anos preso a blockbusters como os dois primeiros da grife Homem de Ferro e Cowboys & Aliens. Já no do personagem que interpreta, é a retomada de uma ousadia perdida de um chef que passa anos preparando pratos tediosos e que resolve arriscar sua carreira em um food truck. Os dois, tanto Favreau quanto Casper, se dão muito bem em suas apostas.

Quem gosta de ver reality shows de culinária que fazem sucesso em canais de TV a cabo vai se familiarizar muitos clichês do gênero: o chef que reconhece na comida simples, mas bem executada, a verdadeira gastronomia; cidades foodies e/ou hipsters como Nova Orleans e Austin; e a febre dos food trucks, por exemplo. Isso sem contar com os artifícios um tanto batidos de filmes indies, com a reconstrução de uma relação pai e filho abalada, a redenção de um cara comum que luta por seu espaço com muito trabalho e paixão, e uma trilha sonora afiada.

Tudo bem que todos esses ingredientes nada inovadores estão lá, mas Favreau soube quantificar bem a dose de cada um e caprichou no tempero, pois a receita rendeu um belo caldo. O filme traz humor e drama na medida certa e conta com uma pitada bem interessante de nomes de peso em papeis menores, como Scarlett Johanson, Dustin Hoffman e Robert Downey Jr. (mesmo que ele ainda esteja interpretando Tony Stark). E não nos esqueçamos da ótima pitada de latinidade que Sofia Vergara e John Leguizamo dão ao prato. Duvido que você não saia do cinema direto para um restaurante.

Escrito por Rafael Argemon

Chef: crítica do filme vídeo

Mais sobre Chef: crítica do filme

Duração 114 minutes

País de origem EUA

Ano de produção 2014

Classificação Not available

Estreia 14 Ago 2014

Diretor Jon Favreau

Elenco Jon Favreau, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, John Leguizamo, Sofia Vergara, Emjay Anthony, Bobby Cannavale

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by