Time Out São Paulo

Os Descendentes

Os Descendentes

Diretor Alexander Payne

Elenco George Clooney, Shailene Woodley, Patricia Hastie

O talento de George Clooney em parecer um cachorro que caiu da mudança nunca foi tão bem explorado como na tragicomédia sensível e comovente de Alexander Payne sobre o luto de uma família havaiana. A supercelebridade de Hollywood baixa o tom, sem esforço, para interpretar Matt King, o herdeiro sempre apreensivo do tradicional clã. Matt enfrenta desafios duplos: a venda lucrativa de um terreno e a morte iminente de sua esposa, Elizabeth (Hastie), que vive um coma irreversível após um acidente.

Elizabeth assombra cada cena de Os Descendentes. Payne inclusive começa o filme com um amoroso e demorado close de seu rosto, que tão bem expressa sua personalidade e é de partir o coração. Mas ela não é santa: Matt sabe que seu casamento enfrenta problemas, mas ainda assim fica chocado quando sua filha mais velha (Woodley), sempre pronta para uma guerra, diz que a mãe tinha um caso. Assim começa a viagem de Matt e suas filhas, para informar parentes e amigos de que Elizabeth está em condições terminais e, também, para procurar seu amante. Como sempre, Payne – adaptando um romance de Kaui Hart Hemmings – transita pela tênue fronteira entre a caricatura e a compaixão.

Apenas um monólogo protagonizado por Judy Greer, a mulher do amante, representa um escorregão no qual o diretor mostra seu pior lado. Fora isso, trata-se do retrato primoroso de uma família tentando sobreviver ao naufrágio provocado por um de seus membros.

Escrito por Keith Uhlich
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus