Time Out São Paulo

O Abrigo

O Abrigo

Diretor Jeff Nichols

Elenco Michael Shannon, Jessica Chastain, Shea Wigham

Curtis LaForche (Michael Shannon, incrível) mora em uma cidadezinha do estado americano de Ohio, com mulher e filha, vivendo um cotidiano relativamente comum até começar a ser atormentado por sonhos com tempestades que devastariam o mundo. Seriam eles avisos divinos ou fantasias esquizofrênicas? Esse soberbo estudo do personagem, feito pelo diretor-roteirista Jeff Nichols (de Histórias de Caçadeiras), mantém a resposta provocativamente vaga, enquanto rascunha um retrato mordaz da classe média baixa dos EUA.

Curtis também tem muitas preocupações concretas: uma hipoteca, uma mãe mantida viva com a ajuda de aparelhos e uma filha surda de seis anos. Mas nada disso impede que ele dê uma de Noé e construa um abrigo contra estas grandes chuvas em seu quintal e insista, para sua já receosa esposa, Samantha (Jessica Chastain, de A Árvore da Vida), que esse refúgio será essencial para que sobrevivam ao apocalipse que está por vir.

O Abrigo transita sem trepidar entre o mundano (Shannon, Chastain e a jovem Tova Stewart constroem uma angustiante relação familiar) e o macabro. Nichols afirmou que a ideia do filme veio da aflição que ele sentia em relação ao mundo, do sentimento de que tudo que é especial na nossa vida poderia ser perdido em um único instante. Essa sensação permeia o filme, original e cheio de impacto, principalmente, no final enigmático e perturbador, que vai assombrar todos por muito tempo.

Estreia em 13 de janeiro

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus