Raul – O Início, o Fim e o Meio

23 Mar 2012-22 Jun 2012

3
Divulgação

Por uma estrada de asfalto, reta e interminável, dirige um motoqueiro de óculos escuros, roupas peculiares e barba desgrenhada. Essa imagem marca o início de Raul – O Início, o Fim e o Meio, documentário sobre a vida de Raul Seixas.

A cena ilustra bem a mistura de fascínio e curiosidade que o músico exerce até hoje. Afinal, como mostra o filme, a estrada percorrida pelo ‘maluco beleza’ foi tudo, menos reta.

Com diversos depoimentos de fãs, família e amigos, o documentário retrata a vida conturbada do cantor. Passando pela infância na Bahia, as influências que absorveu do rock estrangeiro – ele era fã de Elvis e Little Richard –, seus encontros com o misticismo e os excessos com drogas.

Em alguns trechos, o filme fica arrastado com muitas entrevistas em sequência. Mas nem tudo é maçante. Alguns depoimentos emocionados revelam facetas da ‘metamorfose ambulante’ de Raul, e juntos, compõem um retrato interessante do cantor.

Sobra poesia em algumas cenas. Como, por exemplo, no trecho em que uma produtora musical, amiga do compositor, conta sobre um show em que Raulzito estava bêbado e foi vaiado pela plateia. Ele virou alvo de latinhas de cerveja e teve de sair do palco. E foi a amiga quem subiu à cena e pegou o microfone para xingar quem o atacava, clamando por respeito ao compositor. A entrevista com ela é entrecortada por imagens de arquivo que mostram o ocorrido.

As experiências de Raul com o álcool e as drogas permeiam o filme. O amigo de infância Waldir Serrão conta que Raul bebia como gente grande desde os 14 anos. Por outro lado, Paulo Coelho – um de seus mais famosos parceiros – assume tê-lo apresentado ao LSD e à cocaína. Enquanto ex-companheiras do cantor relatam episódios em que o abuso de drogas o derrubou.

Essas falas, misturadas ao uso inteligente de imagens de arquivo e de músicas de Raul, ajudam a construir uma narrativa digna do ícone. Afinal, o músico influenciou muita gente, incluindo o misterioso homem da motocicleta que aparece no início do filme: o sósia oficial de Raul Seixas, revela-se na metade do documentário.

Escrito por Ana Cecília de Paula

Mais sobre Raul – O Início, o Fim e o Meio

Duração 120 minutes

País de origem Brasil

Ano de produção 2011

Classificação Not available

Data 23 Mar 2012-22 Jun 2012

Diretor Walter Carvalho

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by