Time Out São Paulo

Lançamentos de DVD - Crítica

André de Leones indica três filmes para você curtir sem encarar filas, desligar o celular ou cochichar

Lançamentos de DVD - Crítica


Capitães da Areia, adaptação do romance de Jorge Amado dirigida pela neta do autor, Cecília Amado, tem um problema sério: é um filme bonito (e “bonito”, aqui, no mais amplo sentido Secretaria de Turismo da Bahia do termo). Mas um filme sobre menores abandonados nas ruas de Salvador da década de 1930, obrigados a viver de furtos e outros crimes, levando uma existência miserável, não deveria ter a pretensão de encher os olhos da plateia. A despeito dos esforços de um elenco juvenil talentoso, o filme não pulsa, não parece vivo. E em se tratando de Jorge Amado, não poderia haver desserviço maior à obra do escritor. Lançado em 1 de junho.

Em J. Edgar, temos um ícone do cinema retratando uma figura também icônica, o patrono e diretor do FBI por quase cinco décadas J. Edgar Hoover. Fiel à inteligência que caracteriza o seu cinema, Clint Eastwood monta uma cinebiografia que não procura iluminar Hoover (Leonardo DiCaprio). Eminência parda da política norte-americana, supostamente homossexual e de uma truculência sem igual, Hoover é uma esfinge. Ciente disso, Eastwood nos oferece o obscuro biografado em toda a sua ambiguidade. Lançado em 7 de junho.

Gus Van Sant, diretor de Elefante e Paranoid Park, sabe como poucos lidar com adolescentes. Inquietos, seu filme mais recente, é uma variação atípica daqueles filmes do tipo “garoto encontra garota”: ele perdeu os pais e quase a vida em um acidente; ela, doente de câncer, tem apenas três meses de vida. Apesar de tudo isso, eles se permitem um relacionamento amoroso. Van Sant reitera a sua inteligência ao não recusar, mas fazer da sentimentalidade, não do sentimentalismo, um trunfo. Lançado em 7 de junho.

Onde encontrar: 2001 Vídeo, Av. Paulista, 726, 3251-1044. (mais seis endereços). 2001video.com.br

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus