Aqui é o Meu Lugar

3
Imagem Filmes/ Divulgação
Sean Penn é Cheyenne, um roqueiro americano exilado na Irlanda


Com esse conto sobre um roqueiro excêntrico fora de órbita, Paolo Sorrentino se junta à turma de cineastas europeus, que inclui Antonioni e Wenders, que tiveram sucesso em casa depois de uma viagem de carro pelos EUA. Para o diretor do soberbo Il Divo (2008) e As Consequências do Amor (2004), trata-se de uma jornada turbulenta, cheia de protelações e digressões. Ele começa com um promissor retrato cômico e inexpressivo de Cheyenne (interpretado por um Sean Penn brilhante), roqueiro americano exilado na Irlanda. Mas as imagens se distanciam das ideias quando o filme viaja para os EUA e adota cenas triviais do país e uma perspectiva sobre o legado do Holocausto que parece estranha. Esse é um filme irônico e comovente, mas é um tanto lento perto de Il Divo.

Cheyenne não encosta em uma guitarra há anos e se esconde por trás do cabelo preto armado e de uma máscara de maquiagem. Ele mora em Dublin com sua mulher (Frances McDormand) e vive em estado de afável depressão. Anda com amigos improváveis – uma jovem gótica, um funcionário de escritório grosseiro – e fica confuso com o mundo moderno. Em dado momento, ele pergunta, engolindo sílabas: “Por que Lady Gaga?”. A doença de seu pai o leva de volta a Nova York e o compele a uma jornada pelo país para encontrar um velho nazista que fez mal ao pai durante a guerra.

Os filmes de Sorrentino costumam ser visualmente agradáveis, e há muito o que apreciar aqui. O mesmo pode ser dito do enredo de caça ao nazista – parece ser apenas uma desculpa para Cheyenne pegar a estrada. Aqui É o Meu Lugar é curioso e criativo, mas não consegue fazer muito melhor que as cenas de Dublin, e ficamos com a sensação de que o roteiro excêntrico e o estilo ousado de Sorrentino mascaram o que é apenas mais um filme sobre os poderes de cura da estrada.

Escrito por Dave Calhoun

Mais sobre Aqui é o Meu Lugar

Duração 118 minutes

País de origem ITA/ FRA/ IRL

Ano de produção 2011

Classificação Not available

Estreia 27 Jul 2012

Diretor Paolo Sorrentino

Elenco Sean Penn, Frances McDormand, Judd Hirsch.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by