Tropicália

Recomendamos
4
Paulo Salomão/ Editora Abril / Divulgação

Para quem não conhece a história da Tropicália, o documentário de Marcelo Machado oferece uma magnífica porta de entrada. O filme começa com uma explosão de imagens que se sucedem em sequência rápida – incluindo cenas de filmes que influenciaram o movimento, shows da época e fotos que vão se sobrepondo na tela com manchas e bolhas coloridas – em perfeito diálogo com a estética de colagem e incorporação de referências que aconteceu no tropicalismo.

Muito bem realizado, o filme usa de modo inteligente e significativo os sons e fotogramas. Há dois momentos estéticos. A princípio, o espectador ouve apenas os depoimentos dos mentores do movimento (Caetano, Gil, Rogério Duarte e outros) enquanto acompanha as imagens da época. A partir da fala de Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista (dos Mutantes) acontece a quebra (assim como as guitarras e o rock que adicionaram à música tropicalista): o espectador então focaliza os artistas no tempo atual, falando sobre suas memórias.

Com grande timing e sensibilidade estética – assim como o mérito de trazer depoimentos dos protagonistas do movimento – o documentário Tropicália não se aprofunda na história, mas revela imagens e palavras preciosas sobre a reviravolta estética, com imagens raras como a da aparição de Caetano e Gil no palco do festival da Ilha de Wight.

Escrito por Fabiana Caso

Mais sobre Tropicália

Duração 89 minutes

País de origem Brasil/ USA/ UK

Ano de produção 2012

Classificação Not available

Diretor Marcelo Machado

Elenco Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Rogério Duarte, Arnaldo Baptista, Sérgio Dias, Rita Lee.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by