A Namorada Perfeita

3
Divulgação

Não se pode viver com as mulheres, não se pode impedi-las de se apaixonarem por você, mesmo que sejam fruto de sua imaginação e de um tipo de realismo fantástico criado pela máquina de escrever. O filme de Jonathan Dayton e Valerie Faris, subsequente e superior a Pequena Miss Sunshine, substitui as relações familiares e os concursos de beleza por uma excursão ao território de Borges: o antes promissor romancista Calvin Weir-Fields (Paul Dano) luta com um bloqueio criativo.

Seu único consolo aparece nos sonhos, em que uma jovem com aura dourada (a roteirista Zoe Kazan) lhe sussurra palavras inteligentes e excêntricas. O ex-prodígio começa, então, a escrever exaustivamente sobre sua criação do ideal feminino, batizada de Ruby Sparks. Um dia, Calvin acorda e encontra sua musa perambulando pelo apartamento.

Puxando uma página da obra de Charlie Kaufman, Kazan e seus colaboradores têm a intenção de usar a narrativa metalinguística para extrair um sentido moderno do mito do Pigmaleão e da garota dos sonhos. Mas, dada a maneira como o filme se apoia no charme de atores talentosos, acabamos criticando a ganância: a fantasia masculina da garota gostosa e nerd é unidimensional, embora gostemos exatamente da mesma coisa. Boa tentativa.

Apesar de Dayton e Faris se apoiarem menos em estímulos emocionais fáceis do que em Miss Sunshine, eles não conseguem resistir às caricaturas e sentimentalismos gratuitos. Basta assistir aos personagens malucos e boêmios de Annette Bening e Antonio Banderas, ou a alguém descendo a avenida com uma grandiosa poltrona de madeira em um conversível, para entender como essa linha do cinema independente pode destruir até mesmo a ficção mais impressionante.

Estreia em 28 de setembro. 

Escrito por David Fear
Tags: 

Mais sobre A Namorada Perfeita

Duração 104 minutes

País de origem EUA

Ano de produção 2012

Classificação Not available

Diretor Jonathan Dayton, Valerie Faris

Elenco Paul Dano, Zoe Kazan e Annette Bening

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by