Entre o amor e a paixão (Take this Waltz)

Divulgação

Albert Camus tinha uma frase sobre o amor: mentimos para nós mesmos duas vezes sobre quem amamos. Na primeira vez, a pessoa amada leva vantagem; na segunda, fica em desvantagem. Nesse impressionante drama sobre relacionamentos de Sarah Polley, atriz canadense que se transformou em diretora, Michelle Williams conta as duas mentiras de uma só vez. Ela é Margot, uma perturbada escritora de 28 anos em Toronto que está se desapaixonando pelo marido, Lou (Seth Rogen). Ele é o homem mais gentil e amoroso que ela já conheceu – há cinco anos, tinha potencial para ser o marido ideal. Agora, tudo é sufocante. Quando ela conhece o artista Daniel (Luke Kirby), ele é o que Lou não é. E ela se convence de que Daniel pode ser o amor de sua vida.

Polley mostra uma fascinação por comportamentos humanos em longos relacionamentos. Em sua estreia, Longe Dela, que dirigiu quando tinha apenas 28 anos, ela se voltou aos efeitos do Alzheimer em um casal com muitos anos de casamento. Em Entre o Amor e a Paixão, Margot e Lou são o tipo de casal que anda de mãos dadas, cujos amigos e familiares presumem que ficarão juntos para sempre. Eles, porém, cederam à rotina e aos hábitos dos relacionamentos clichês: falam como bebês, brincam com tapinhas, entre outros.


As atuações são magníficas. Rogen dá uma doçura sensível a Lou, algo que nunca mostrou antes. Sarah Silverman está perfeita como sua tensa irmã alcoólatra em recuperação – ela é a única que vê a tempestade que se aproxima do casamento do irmão. Quanto a Williams, eu poderia assistir a ela durante horas a fio.

Não se trata de um soco no estômago pelo qual os fãs de Longe Dela podem estar esperando. A cena em que Margot e Daniel se conhecem é confusa e implausível. Ainda assim, é um filme obstinado e generoso sobre o amor. Não que se obtenha respostas definitivas. Margot deveria ficar com Lou? Ela seria mais feliz com Daniel? Ou, para citar um autor mais cético que Camus, será o amor “uma insanidade temporária, curável pelo casamento”?

Este filme está na 36ª Mostra Internacional de Cinema

Escrito por Cath Clarke

Mais sobre Entre o amor e a paixão (Take this Waltz)

Duração 116 minutes

País de origem Canadá/ Espanha/ Japão

Ano de produção 2011

Classificação Not available

Diretor Sarah Polley

Elenco Michelle Williams, Seth Rogen

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by