Time Out São Paulo

Après Mai

Après Mai

Diretor Olivier Assayas

Elenco Clément Métayer, Lola Créton e Felix Armand

O filme de Olivier Assayas é um estudo alucinante, ainda que equilibrado, sobre a vida de um pequeno grupo de adolescentes na periferia de Paris nos anos que se seguiram logo após 1968. Ele se volta com entusiasmo e pureza à vida desses jovens, que confrontam suas crenças, seus amores e suas ambições. Por um lado, trata-se de uma história universal sobre o amadurecimento; por outro, as ideias e o idealismo do início dos anos 1970 fazem com que os horizontes desses personagens se expandam continuamente. É o retrato de uma época intensa demais para durar para sempre, de uma forte chama que, inevitavelmente, deve esmorecer ou apagar-se completamente.

Assayas lida com facilidade com jovens inflamados pelo idealismo revolucionário. Eles participam de manifestações, trabalham para a imprensa livre, distribuem panfletos e picham a escola com slogans à noite. É um retrato cativante de uma época já bem documentada.

O roteirista e diretor, de Horas de Verão e Carlos, retorna mais uma vez a Gilles (Clement Metayer), supostamente seu alterego, que vê um antigo amor, Laure (Carole Combes), trocá-lo pelas drogas e por um homem mais velho. Um novo amor, Christine (Lola Créton), precisa escolher entre Gilles e o cinema radical. Outros amigos adotam e rejeitam nichos obscuros da contracultura política. Livre de nostalgia e sem críticas em excesso, o filme capta o imediatismo da juventude de maneira terna.

Este filme está na 36ª Mostra Internacional de Cinema 

Escrito por Dave Calhoun
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus