Time Out São Paulo

A Negociação

A Negociação

Estreia 21 Dez 2012

Diretor Nicholas Jarecki

Elenco Richard Gere, Susan Sarandon, Brit Merling

Há bastante tempo, tem dado para contar nos dedos os bons filmes com Richard Gere. Recentemente até uma paródia de seu risinho contraído foi feita por Steve Coogan na série de TV The Trip. Desde o estiloso Gigolô Americano, de 1980, Gere, que está ainda mais bonito agora, mais velho, tem tentado minimizar sua beleza com a ansiedade de seus personagens, o que o transforma em uma espécie de protótipo do ator Ryan Gosling.

Mas em A Negociação, filme sobre o instável mundo dos negócios, o ator atinge o equilíbrio. O papel é de um fera dos investimentos, um ricaço bem educado que, dentro da lógica de um roteiro um tanto absurdo, está desviando milhões de dólares para cobrir alguns negócios arriscados e esconder a morte de sua amante em um acidente do qual ele fugiu.

Gere não perde o prumo, mantendo uma agitação que mostra o instinto de sobrevivência do personagem. Sexo, riqueza e orgulho são características que aparecem em Gere, que entrega uma atuação de tirar o fôlego.

Escrito e dirigido por Nicholas Jarecki (irmão de dois ótimos documentaristas, Andrew e Eugene Jarecki), o filme é sofisticado o suficiente para se aproximar das sátiras de Tom Wolfe, mas, no fundo, é uma história sobre manipulação e a prática conservadora da advocacia, bem longe de ser um suspense.

Ainda assim, o longa flui muito bem e traz dois destaques paralelos: Susan Sarandon na pele da esposa chapada que quer vingança, e a vulnerável Brit Marling (Sound of My Voice), que faz a filha desiludida.  

Escrito por Joshua Rothkopf
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus