A Caça

Recomendamos
4
Divulgação


Como é ser acusado injustamente de pedofilia? “Você sente na pele. Sente na alma”, disse recentemente Lord McAlpine, político britânico envolvido injustamente em um escândalo desse tipo. Em A Caça, drama dinamarquês de suspense, a vida de um homem é estraçalhada por acusações de que ele teria abusado sexualmente de uma criança. Ele não cometeu o crime. A menininha mentiu (da mesma forma que pode ter mentido quando contou à professora que sua melhor amiga havia lhe beliscado). Mas sua mentira se espalha como um vírus.

Mads Mikkelsen, que fez o vilão que chorou sangue em 007 – Cassino Royale, aqui é o acusado, Lucas, um professor que passa a trabalhar como assistente em uma creche quando sua escola fecha. A menina, uma aluna, é filha de seu melhor amigo. A princípio, Lucas não se aflige muito – a questão será resolvida na hora do chá, certo? A polícia é chamada. Os pais são avisados para procurar por sintomas de abuso, como xixi na cama e pesadelos. Lucas é tachado de pedófilo em série. A cidade vai da civilização à Idade Média em cerca de 15 minutos.

Trata-se de uma narrativa simples e acelerada do diretor e roteirista Thomas Vinterberg, que fez Festa de Família em 1998 (sobre um pai pedófilo que estuprou seus filhos) – leia aqui a nossa entrevista com o diretor. Este novo trabalho tem o mesmo estilo, que faz nossa atenção se voltar para as atuações – e elas são impecáveis. Assistimos à história se desenrolar nas reações dos envolvidos. Como único homem que trabalha na creche, Lucas é adorado pelas crianças.

Após ouvir as acusações, uma professora o observa brincando com alguns meninos. Vemos a cena pelo olhar dela. E parece suspeita, realmente suspeita. Todas essas pessoas são boas, e aí entra um quebra-cabeça moral. Devemos sempre escutar as crianças. Mas e se o acusado fosse seu melhor amigo? Você acreditaria nele? No outro extremo, que tipo de mundo é este, em que um homem não pode dar as mãos a uma criança quenãoésuafilha–nocasode alguém acusá-lo de pedófilo?

Mikkelsen está fascinante. Há um momento em que ele se dá conta de que a coisa é séria. Conseguimos ver a mudança em seu rosto: o mundo nunca mais será o mesmo para ele. Nem ele será mais o mesmo para mundo. Que drama realista, complexo e assustador é A Caça. E que contribuição à questão da pedofilia ele traz neste momento – à luz do caso do apresentador de TV britânico Jimmy Savile, acusado, depois de morto, de abusar de mais de 300 pessoas. 
 

Escrito por Cath Clarke

Mais sobre A Caça

Duração 115 minutes

País de origem Dinamarca

Ano de produção 2012

Classificação Not available

Estreia 22 Mar 2013

Diretor Thomas Vinterberg

Elenco Mads Mikkelsen, alexandra rapaport, Thomas Bo larsen

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by