Em Transe

3
Divulgação


Já é impressionante o suficiente Danny Boyle ter dirigido um filme durante os preparativos para a gigantesca cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, que comandou no ano passado. O fato de ser sua incursão mais bem acabada até hoje é, no mínimo, tão surpreendente quanto Em Transe pretende ser. Trata-se de um suspense tortuoso, psicológico e sensual sobre um assalto, com mecanismos absurdos que são difíceis de descrever sem entregar o jogo.

Isso você pode saber: o engravatado leiloeiro londrino Simon (James McAvoy) é o contato do ladrão de arte Franck (Vincent Cassel). Quando o roubo de um Goya dá errado, Simon perde a memória e não se lembra onde escondeu o quadro. Entra em cena a sedutora hipnoterapeuta Elizabeth (Rosario Dawson), que pode ou não saber mais do que mostra. Adaptado de um filme de 2001 feito para a TV, a essência do longa-metragem é como um quebra-cabeça de uma pintura caríssima: a diversão está em montá-lo, e não em contemplar o produto final todo fraturado.

Ainda assim, após Quem Quer Ser um Milionário? e o sufocante 127 Horas, é bom ver Boyle acelerando novamente - leia aqui a nossa entrevista com o diretor. Com assinatura do roteirista John Hodge e com um McAvoy valente e de costeletas no papel de Ewan McGregor (protagonista de Trainspotting, trabalho que deu projeção a Boyle), esse é o tipo de filme que o cineasta poderia ter feito nos anos 1990 – só que com todo o ímpeto técnico que ganhou de lá para cá.

Com todo respeito a McAvoy, o diretor de fotografia Anthony Dod Mantle e sua visão radioativa de Londres é que são os verdadeiros astros aqui. Em Transe é uma celebração à cidade bem diferente da que Boyle fez durante a Olimpíada, mas não menos atraente.

Escrito por Guy Lodge

Mais sobre Em Transe

Duração 101 minutes

País de origem Reino Unido

Ano de produção 2013

Classificação Not available

Estreia 3 Mai 2013

Diretor Danny Boyle

Elenco James McAvoy, Rosario Dawson, Vincent Cassel.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by