Antes da Meia-Noite

3
Despina Spyrou
Antes da Meia-Noite  Richard Linklater
Ethan Hawke e Julie Delpy


Longa que conclui a amada trilogia de Richard Linklater, Antes da Meia-Noite retorna aos prazeres intelectuais de uma conversa que dura o filme inteiro. Antes do Pôr do Sol (2004) terminou de forma tão perfeita – com reticências de parar o coração, em um momento mágico na encruzilhada –, que voltar a Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy) me pareceu um erro. Mas eu tinha pensado o mesmo quando soube que Linklater estava fazendo a sequência do primeiro, Antes do Amanhecer (1995), que tinha um final maravilhoso também.

O que fica claro agora, se já não estava antes, é que o diretor e seus atores corroteiristas trabalharam em um grande e belo experimento: a vida de um romance exposta na tela, década após década, e todos os seus detalhes mais sórdidos.

Cá estamos novamente, após nove anos do último filme, com o amargo escritor americano interpretado por Hawke e a alegre filantropa francesa vivida por Delpy. Agora na casa dos 40, os dois não só estão juntos, como são orgulhosos pais de gêmeas. “Quanto tempo faz desde que simplesmente caminhamos por aí e jogamos conversa fora?”, Jesse pergunta a Céline no início do filme, ao embarcarem em mais uma de suas odisseias prolixas e cênicas.

Para a plateia, a resposta é “muito tempo”; não percebemos o quanto sentimos falta desses amantes loquazes até estarmos em sua companhia novamente. Primeiro em um carro, depois entre amigos e, finalmente, nas ruas da Grécia, os dois voltam à discussão animada, ligeiramente filosófica, que acabou por definir essa trilogia. Ninguém escreve um diálogo – engraçado, cuidadoso e orgânico – como o poderoso trio formado pelo diretor Linklater, Hawke e Delpy.

No entanto, quem espera conversas leves deve se preparar para a maneira como a união de Jesse e Céline, assim como as da vida real, mudou e evoluiu ao longo dos anos. Se Amanhecer era sobre a euforia de se apaixonar e Pôr do Sol, sobre a paixão agridoce da reconciliação, Meia-Noite é sobre o trabalho difícil, às vezes irritante, de manter um relacionamento (nunca vimos esses dois brigarem tanto como agora). Melhor parar de tentar adivinhar a continuação da história. Quero um filme desse a cada nove anos para o resto da minha vida.

Escrito por A.A. Dowd

Antes da Meia-Noite vídeo

Mais sobre Antes da Meia-Noite

Duração 108 minutes

País de origem EUA

Ano de produção 2013

Classificação Not available

Estreia 7 Jun 2013

Diretor Richard Linklater

Elenco Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey-Fitzpatrick

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by