Terapia de Risco

4
Divulgação
Terapia de Risco - Steven Soderbergh
Jude Law e Catherine Zeta-Jones


O mais recente filme de Steven Soderbergh, Terapia de Risco, é um thriller ágil que traz muito entretenimento, descaradamente beirando o suspense barato. Também é cheio de análises nas entrelinhas sobre o consumismo e a adoração ao dinheiro, e se apresenta como o último e atraente suspiro cinematográfico do cineasta que é, provavelmente, o mais intrigante de sua geração. Aos 50 anos, Soderbergh anunciou que vai se aposentar do cinema.

Channing Tatum é Martin, um ex-figurão de Wall Street que está prestes a sair da prisão. Rooney Mara é sua nervosa mulher, Emily; Jude Law é Jonathan, psiquiatra que a trata desde que ela jogou seu carro contra um muro; e Catherine Zeta-Jones é Victoria, a ex-psiquiatra de Emily, que sugere a Jonathan experimentar um novo antidepressivo na paciente.

Ambientado em uma Nova York observada friamente como um mundo de carreirismo, ambição e egoísmo, o filme coloca o casamento de Martin e Emily, e também o de Jonathan e sua mulher (Vinessa Shaw), como instáveis desde o início. Uma crise nos joga em um vai-e-vem de processos jurídicos, embustes da indústria farmacêutica e frenesis alimentados pela mídia. Então, uma sucessão de guinadas, blefes e puxadas de tapete nos leva a uma perseguição ao estilo gato e rato.

Como suspense aos moldes de Hitchcock, Terapia de Risco é muito divertido: os personagens são bem interpretados, sem serem inteiramente agradáveis, o que torna os riscos que correm muito mais interessantes, ainda que nos deixem tensos. O roteiro caminha com velocidade suficiente para não levarmos em consideração alguns diálogos complicados e um clímax explicadinho demais, por exemplo.

Devido à notícia de que Soderbergh vai se afastar de Hollywood, é tentador olhar para este filme como uma coleção das facetas de sua carreira tão diversificada. Nele, há a nauseante tensão interpessoal que fez sua fama (em Sexo, Mentiras e Videotape); o interesse pela doença mental que marcou sua carreira (Kafka, Schizopolis, O Desinformante); o pendor para narrativas capciosas (Irresistível Paixão, Onze Homens e um Segredo); a preocupação com o impacto de forças maiores sobre a vida de indivíduos (Erin Brockovich, Traffic, Contágio); e a disposição de transitar por tudo isso com velocidade. Mas o filme também nos avisa para não dar a saída de cena do cineasta como certa. Pode ser exagero.

Escrito por Ben Walters

Terapia de Risco vídeo

Mais sobre Terapia de Risco

Duração 106 minutes

País de origem EUA

Ano de produção 2013

Classificação Not available

Estreia 17 Mai 2005

Diretor Steven Soderbergh

Elenco Rooney Mara, Channing Tatum, Jude Law e Catherine Zeta-Jones

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.

powered by