Time Out São Paulo

In-Edit Brasil 2014

Este evento terminou

In-Edit Brasil 2014

Preço Acesso gratuito a todas as sessões e eventos especiais, exceto no Cinesesc (R$ 10).

Data 01 Mai 2014-11 Mai 2014

Site de In-Edit Brasil 2014

Prepare-se para mergulhar na história da música através do cinema. Com uma seleção de 60 filmes de diversos países na programação, o In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical chega a sua 6ª edição. Os locais de exibição em 2014 são: Cinesesc, Museus da Imagem e do Som (MIS), Cinemateca Brasileira, Matilha Cultural, Cine Olido e Centro Cultural São Paulo (CCSP).

A abertura do evento, no dia 1º de maio, traz eventos simultâneos bem interessantes. No MIS, há uma apresentação do cantor e compositor Lou Barlow, líder do grupo Sebadoh e baixista do Dinossaur Jr, às 18h; e discotecagem do DJ Pita Uchoa, na área externa, às 19h30. Já o Cinesesc exibe, às 19h, o filme Twenty Feet From Stardom, vencedor do Oscar 2014 de melhor documentário, com a presença da cantora Claudia Lennear, uma das protagonistas do filme e ex-backing vocal de Rolling Stones, David Bowie, e Ike & Tina Turner.

O convidado e homenageado desta edição do In-Edit é o cineasta holandês Frank Scheffer, que está há 30 anos retratando nomes da vanguarda musical como Edgar Varese, Frank Zappa, Gustav Mahler, Eliot Carter, Brian Eno e, especialmente, John Cage. Nesta retrospectiva, o festival selecionou alguns dos seus trabalhos mais representativos, entre eles: Conducting Mahler, que capta a emoção de diferentes maestros regendo a obra do compositor austríaco; In The Ocean, que acompanha a discussão e a criação de uma obra experimental com o grupo Bang on a Can; Varèse: The One All Alone, sobre a obra de Edgar Varèse que mesmo nascido no final do século XIX deu passos na música eletrônica; How To Get Out Of The Cage, sobre o gênio da música aleatória, e a força roqueira de Frank Zappa com A Pioneer Of The Future Of Music

O Panorama Brasileiro apresenta 23 títulos nacionais entre longas, médias e curtas-metragens, divididos nas mostras Competição Nacional, Mostra Brasil, Brasil.Doc, Curta Um Som e na seção Cine+Música.

Os cinco filmes selecionados para a Competição Nacional são: Cauby – Começaria tudo outra vez, de Nelson Hoineff, que retrata a vida e obra do cantor Cauby Peixoto; A Farra do Circo, de Roberto Berliner e Pedro Bronz, que conta – apenas com imagens de época – a história do Circo Voador, no Rio de Janeiro; Olho Nu, de Joel Pizzini, apresenta um dos maiores nomes da MPB, o cantor Ney Matogrosso; A Linha Fria do Horizonte, de Luciano Coelho, que mostra a conexão entre quatro músicos, o brasileiros Vitor Ramil, os uruguaios Daniel e Jorge Drexler, e o argentino Kevin Johansen; e Triunfo, de Cauê Angeli e Hernani Ramos, uma biografia de um dos maiores ícones do Hip Hop nacional, Nelson Triunfo.

No Panorama Mundial, foram selecionados 37 filmes inéditos no circuito comercial, sendo que a maioria terá sua estreia nacional durante o festival. É o caso de Jimi Hendrix: Hear My Train a Comin', considerado o documentário "oficial" sobre o maior guitarrista de todos os tempos. Outro destaque é o filme Finding Fela, do premiado documentarista Alex Gibney, que retrata a obra e vida do músico, ativista e criador do Afrobeat, Fela Kuti. Já em Filmage: The Story Of Descendents/All, os diretores Deedle LaCour e Matt Riggle mostram duas das mais importantes bandas de Hardcore e punk de todos os tempos.

Outros títulos de destaque são: Narco Cultura, que nos aproxima dos Narco Corridos (uma espécie de Proibidão mexicano); As Time Goes By In Shanghai, que apresenta a única banda de Jazz chinesa a sobreviver à revolução de Mao; Teenage, que revela como o conceito de adolescência foi construído ao longo da história, e Downloaded e TPB: AFK, que contam a cruzada do Napster e do The Pirate Bay. Além desses, há documentparios sobre nomes consagrados do rock, como Beatles, Pulp e The National.

Veja a programação completa e as salas no site in-edit-brasil.com.  

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus