Anima Mundi 2012

25 Jul 2012-29 Jul 2012

Divulgação

Este evento terminou


O cinema de animação revelou ao mundo gênios tão díspares quanto o norte-americano Walt Disney, o checo Jan Švankmajer e o japonês Hayao Miyazaki, e é justamente por dar conta da enorme variedade de técnicas, formatos e abordagens que o festival Anima Mundi chega à sua vigésima edição exibindo um vigor e fôlego invejáveis.

Criado por Aída Queiroz, Cezar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães, o festival é um dos três maiores do mundo do gênero e integra o grupo de qualificados para indicação ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Para a edição 2012, foram selecionados 448 filmes, dos quais 80 são brasileiros, de um total de 1.623 inscritos. Há produções da Dinamarca, França, Alemanha, Estados Unidos, Japão e de outros países menos conhecidos no mundo do cinema de animação, como os estreantes Síria e Tunísia.

Além das mostras, competitivas e não competitivas, palestras e retrospectivas, o Anima Mundi oferecerá as tradicionais oficinas gratuitas, por meio das quais pessoas de todas as idades terão contato com diversas técnicas de animação (stop-motion, desenho animado, pixilation etc.).


O que fazer no festival


RITOS DE PASSAGEM
Por que não começar com um brasileiro? O segundo longa do veterano artista plástico e cineasta baiano Chico Liberato, do celebrado Boi Aruá, será exibido com exclusividade. Animação tradicional, Ritos de Passagem versa sobre dois personagens do imaginário do sertão nordestino, o Santo e o Guerreiro. Depois de morrer, Alexandrino e Santo entram na barca de Caronte. Enquanto atravessam o Rio da Morte, eles refletem sobre os atos e escolhas de cada um.

ADAM PESAPANE (PES) Célebre por utilizar objetos do nosso cotidiano em animações repletas de humor e ironia como Roof Sex e Spaghetti Western, o norte-americano PES dará uma Master Class que promete transformar em uma curiosa aula de culinária, animando alimentos e outros ingredientes.

LEN LYE Falecido em 1980, o animador neozelandês Lye é tido como um dos mais influentes de todos os tempos. No festival, haverá um Papo Animado com Roger Horrocks, biógrafo de Lye, e – o mais importante –, uma sessão especial com filmes do diretor escolhidos pelo palestrante.

OFICINA 121 Um zootrópio não é algo novo: criado por William Horner, um relojoeiro inglês, em 1834, é uma máquina estroboscópica em forma de tambor com frestas ou cortes nas laterais. Dentro, são colocadas imagens feitas em tiras de papel. Quando giramos o tambor e olhamos através das aberturas, assistimos àquelas imagens em movimento. O que teremos no Anima Mundi será uma versão moderna do zootrópio. Utilizando tablets, o próprio público criará suas animações.

MOSTRAS COMPETITIVAS Em festivais desse porte, o ideal é se arriscar. Assim, sugerimos ao leitor que caia mesmo de paraquedas em qualquer uma das sessões das mostras competitivas e se deixe surpreender por produções de todos os cantos do planeta. Até porque, em se tratando do Anima Mundi, quantidade costuma, sim, redundar em qualidade.

Escrito por André de Leones

Serviço

Memorial da América Latina
Endereço Av. Auro Soares de Moura Andreade, 664

Barra Funda, São Paulo

Telefone 3823-4600

Preço R$ 4-R$ 8

Data 25 Jul 2012-29 Jul 2012

Horário de abertura 10h

Site de Anima Mundi 2012

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.