Time Out São Paulo

Cine Circo - Alejandro Jodorowsky

Este evento terminou

Cine Circo - Alejandro Jodorowsky

Data Qua 08 Out 2014

Horário de abertura Qua., 15h, 17h e 18h30.

Avenida São João, 473, República

Telefone (11) 3331 8399

Estações próximas
Metrô 3, República

Parceria do Centro de Memória do Circo com o Cine Olido, o Cine Circo Comentado traz todo mês um filme diferente para ser debatido com artistas de teatro e de circo. Em outubro, o destaque fica para Alejandro Jodorowsky. O evento traz três longa-metragens do cineasta chileno: Montanha Sagrada (1973), Fando y Lis (1968) e Santa Sangre (1989). A exibição deste último é seguida de um debate com Maria Alice Vergueiro e Luciano Chirolli. 

O ator Luciano Chirolli explica que a obra de Jodorowsky, cineasta chileno criador do Teatro do Pânico, se destaca pela mistura de estilos. “O humor e o terror caminham juntos na estética do filme”, diz. Segundo ele, isso é decorrente de uma grande inspiração na arte circense, marcada pela comédia dos palhaços e o horror relacionado aos animais selvagens e a números como o do atirador de facas. Não à toa, Santa Sangre se passa dentro de um circo. “Toda tragédia circense é usada como uma metáfora para a tragédia daquela personagem”, comenta Chirolli, a respeito do conteúdo metafórico do filme.

Luciano é ator de teatro, cinema e televisão. Recentemente, esteve em cartaz com a peça 'Gotas D'água sobre Pedras Escaldantes', com direção de Rafael Gomes. Já Maria Alice é atriz, diretora e fundadora do Grupo de Teatro do Ornitorrinco. Atuou na montagem histórica de 'O Rei da Vela', dirigida por José Celso Martinez Correa, no Teatro Oficina.

Confira a programação desta edição do Cine Circo

08/10 (15h) - Montanha Sagrada (The Holy Mountain, 1973)
Ladrão que se parece com Jesus perambula por estranhos cenários repletos de símbolos religiosos e pagãos. Um guia espiritual o apresenta a sete pessoas, cada uma representante de um planeta do sistema solar, e todos seguem rumo à Montanha Sagrada.

08/10 (17h) - Fando y Lis (1968)
Fando namora Lis, garota parcialmente paralisada. Ambos viajam por cidades, desertos, montanhas e memórias, buscando encontrar a cidade encantada de Tar.

08/10 (18h30) - Santa Sangre (Holy Blood, 1989)
História de Fenix, menino que cresceu em um circo e, após assistir a uma série de situações absurdas e traumatizantes, é internado em um hospício. Após sua recuperação, já adulto, ele se reúne com a mãe, formando uma parceria artística bizarra.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus