Time Out São Paulo

100 anos de Carlitos

Este evento terminou

100 anos de Carlitos

Data Sáb 01 Nov 2014

Horário de abertura 20h.

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera

Telefone (11) 5908 4290

Neste ano, a 38ª Mostra Internacional de Cinema faz uma homenagem especial a Charles Chaplin, em comemoração aos 100 anos da criação do personagem Carlitos, com a exibição do curta Corrida de Automóveis para Meninos (1914), de Henry Lehrman e do longa O Circo (1928), dirigido e estrelado pelo próprio Chaplin.

Corrida de Automóveis para Meninos, Charles Chaplin aparece pela primeira vez com seu personagem The Tramp, conhecido no Brasil como Carlitos, ou O Vagabundo, que acabou por torná-lo mundialmente famoso e um ícone do cinema. Neste curta, Carlitos é apenas mais um espectador de uma corrida automobilística de crianças, mas faz de tudo para aparecer frente às câmeras, atrapalhando não só as filmagens, como também o público e a própria corrida. Esse filme não tem somente a importância de estrear Carlitos no cinema, como também é um dos primeiros filmes da história em que a “quarta parede” é rompida, momento que ocorre quando uma das câmeras de filmagem aparece.

O Circo é por muitos considerado um dos melhores filmes de Charles Chaplin, sendo seu segundo em total de arrecadação e o sétimo na história do cinema mudo. No filme, Carlitos acaba indo parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele, sem querer, acaba entrando no espetáculo e fazendo grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. Ele ainda arranja tempo para se apaixonar pela acrobata, filha desse mesmo proprietário.

O filme havia sido indicado para quatro categorias do Oscar, mas a Academia resolveu tirar as indicações e dar a Chaplin um prêmio especial pela genialidade em escrever, produzir, dirigir e atuar em um mesmo filme, além de compor a trilha sonora. Em 1972 ganha homenagem da Academia pela importância de sua obra para o cinema.

Ambos os filmes serão exibidos na área externa do Auditório do Ibirapuera, com acompanhamento da Orquestra Experimental de Repertório da Fundação Teatro Municipal de São Paulo e regência do Maestro Carlos Eduardo Moreno. A composição de 'Swing little Girl', trilha Sonora do O Circo, é do próprio Chaplin e a do curta metragem, Corrida de Automóveis para Meninos, de Timothy Brock.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus