Time Out São Paulo

Mostra África Hoje

Este evento terminou

Mostra África Hoje

Preço de R$ 5 até R$ 10

Data 20 Nov 2014-03 Dez 2014

Caixa Belas Artes
Rua da Consolação, 2423, Consolação

Telefone 2894-5781

A 3° edição da mostra exibe 17 filmes de países como África do Sul, França, Madagascar, Moçambique, Angola, Congo, Suíça, Burkina Faso, Tunísia, entre outros. A maioria inédito no circuito comercial. Além de trazer diversos registros da vida de Mandela, os filmes do festival também oferecem um vasto panorama da produção africana contemporânea de documentários sobre o continente africano.

Entre os títulos que homenageiam Mandela esta o filme de abertura Mandela: Filho de África, Pai de uma Nação (África do Sul/1996), de Angus Gibson e Jo Menell, que será exibido no dia 20/11 às 19h. No documentário, a vida deste líder pode ser acompanhada por meio de entrevistas, com o próprio e com outras personalidades, imagens de arquivo e reportagens. Após a exibição do filme haverá um debate com a curadora Luciana Hees, o diretor e roteirista Marco Abujamra e Professor em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA/USP Dennis de Oliveira.

Outros destaques da mostra são os filmes Vou Cantar para Ti (França/Mali/2001) de Jacques Sarasin - que aborda de uma forma sensível à história do músico de blues Kar-Kar, original do Mali, cujo trabalho ajuda a explicar as origens desta forma de arte americana, o blues, e Foi Melhor Amanhã (Tunísia/2012), de Hinde Boujemaa. O longa mostra a luta de Aida, uma mulher tunisiana que tem que reconstruir toda a sua vida, mas não quer olhar para trás. Ela gasta seu tempo se deslocando de um bairro pobre para outro. Impulsionada pela vontade de encontrar um teto para seus filhos, ela não toma conhecimento da revolução intensa que acontece no seu país.

O público também terá a possibilidade de ver a África do Sul pós-apartheid com os longas — Jeppe numa Sexta (África do Sul/Canada/2012), de Shannon Walsh e Arya Lalloor e Soweto em Surf (África do Sul/2010) de Sara Blecher. Jeppe numa Sexta foi filmado por oito mulheres em apenas um dia. Diferentes sul-africanos comungam este mesmo dia na cidade de Jeppestown, representando um microcosmo do que são as misturas étnicas, socioeconômicas e culturais do atual país. Soweto em Surf, entretanto, é um olhar profundo num único mundo - o mundo de uma geração de surfistas de trem na capital Johanesburgo, onde as tensões socioeconômicas são mais acentuadas.

Para complementar a programação a mostra traz filmes sobre outros líderes do continente africano como Capitão Thomas Sankara (Suíça/2012) de Christophe Cupelin (2012), Amílcar Cabral (Portugal/Moçambique/2001) de Ana Ramos Lisboa e Kadafi, Nosso Melhor Inimigo (França/2011) de Antoine Vitkine.

Confira a programação completa no site mostraafricahoje.blogspot.com.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus