O Universo de Miyazaki, Otomo e Kon

11 Dez 2014-23 Dez 2014

Divulgação
'Meu Vizinho Totoro'
Cena de uma dos maiores clássicos de Hayao Miyazaki, 'Meu Vizinho Totoro'

Este evento terminou

Hayao Miyazaki (fundador do Studio Ghibli), Katsuhiro Otomo (criador do famoso mangá Akira) e Satoshi Kon (diretor do anime Paprika), três dos realizadores mais influentes do cinema de animação japonês, serão tema da mostra que ocupa a Caixa Cultural São Paulo e o Caixa Belas Artes. O fesital exibe 18 longas-metragens dos diretores, além de promover atividades gratuitas, como oficina de mangá, curso e debate.

A animação japonesa, internacionalmente conhecida como anime (termo que, no Japão, é usado para designar qualquer animação, independente do país), transformou-se ao longo das últimas décadas em uma indústria pujante, em especial a partir das séries produzidas para a televisão. Para alguns artistas, no entanto, a produção em massa desses trabalhos limitou a exploração de temas mais profundos e poéticos, impulsionando-os a buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema. Entre os principais expoentes dessa corrente estão Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon.

Fundador do Studio Ghibli, Miyazaki pode ser considerado como o ponto de partida da mostra que chega a São Paulo após passar pelo Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Ele é autor de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia de animação japonesa e mundial, como Meu Vizinho Totoro (1988), o ganhador do Oscar A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Animado (2004) e o recente Vidas ao Vento, lançado este ano no Brasil, e anunciado como sua despedida do cinema.

O trabalho inovador e inspirador de Miyazaki abriu caminho para que outros artistas imprimissem traços mais autorais aos seus trabalhos. É o caso de Katsuhiro Otomo e seu icônico Akira (1988) e Satoshi Kon com os impactantes Paprika (2006) e Atriz Milenar (2001). 

Oficina de Mangá
Entre as atividades da mostra, a oficina de mangá – histórias em quadrinhos produzidas no Japão, ministrada por Fábio Shin, é um dos destaques. Nela, os alunos entrarão em contato com noções básicas sobre a narrativa no estilo nipônico, abordando os aspectos estéticos dos três diretores em destaque na mostra, além de produzirem seus próprios mangás. A duração total é de três dias e, ao todo, serão oferecidas 30 vagas. Para participar, é necessário se inscrever no site nuage.art.br/mok.

Curso 'O Universo de Hayao Miyazaki'
A arte e a influência de um dos criadores do Studio Ghibli serão abordadas no curso ministrado por Jansen Raveira, um dos curadores da mostra, e Janete Oliveira. Serão abordados quatro tópicos: “Cultura japonesa e mitologia na obra de Miyazaki”; “Miyazaki e suas metáforas”; “O Studio Ghibli e a indústria do anime”; e “Um velho mundo idealizado”. A duração das atividades é de quatro dias e serão disponibilizadas 80 vagas. As inscrições também devem ser feitas no site nuage.art.br/mok.

Confira a programação completa da mostra no site nuage.art.br/mok/programacao-sp.

Serviço

Preço de R$ 5 até R$ 10 . Os cursos e oficinas são gratuitos.

Data 11 Dez 2014-23 Dez 2014

Horário de abertura Seg. a dom., 13h30-23h30. Os cursos e oficinas possuem dias e horários variados. Consulte a programação.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.