Time Out São Paulo

O Universo de Miyazaki, Otomo e Kon

Este evento terminou

O Universo de Miyazaki, Otomo e Kon

Preço de R$ 5 até R$ 10 . Os cursos e oficinas são gratuitos.

Data 11 Dez 2014-23 Dez 2014

Horário de abertura Seg. a dom., 13h30-23h30. Os cursos e oficinas possuem dias e horários variados. Consulte a programação.

Hayao Miyazaki (fundador do Studio Ghibli), Katsuhiro Otomo (criador do famoso mangá Akira) e Satoshi Kon (diretor do anime Paprika), três dos realizadores mais influentes do cinema de animação japonês, serão tema da mostra que ocupa a Caixa Cultural São Paulo e o Caixa Belas Artes. O fesital exibe 18 longas-metragens dos diretores, além de promover atividades gratuitas, como oficina de mangá, curso e debate.

A animação japonesa, internacionalmente conhecida como anime (termo que, no Japão, é usado para designar qualquer animação, independente do país), transformou-se ao longo das últimas décadas em uma indústria pujante, em especial a partir das séries produzidas para a televisão. Para alguns artistas, no entanto, a produção em massa desses trabalhos limitou a exploração de temas mais profundos e poéticos, impulsionando-os a buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema. Entre os principais expoentes dessa corrente estão Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon.

Fundador do Studio Ghibli, Miyazaki pode ser considerado como o ponto de partida da mostra que chega a São Paulo após passar pelo Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Ele é autor de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia de animação japonesa e mundial, como Meu Vizinho Totoro (1988), o ganhador do Oscar A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Animado (2004) e o recente Vidas ao Vento, lançado este ano no Brasil, e anunciado como sua despedida do cinema.

O trabalho inovador e inspirador de Miyazaki abriu caminho para que outros artistas imprimissem traços mais autorais aos seus trabalhos. É o caso de Katsuhiro Otomo e seu icônico Akira (1988) e Satoshi Kon com os impactantes Paprika (2006) e Atriz Milenar (2001). 

Oficina de Mangá
Entre as atividades da mostra, a oficina de mangá – histórias em quadrinhos produzidas no Japão, ministrada por Fábio Shin, é um dos destaques. Nela, os alunos entrarão em contato com noções básicas sobre a narrativa no estilo nipônico, abordando os aspectos estéticos dos três diretores em destaque na mostra, além de produzirem seus próprios mangás. A duração total é de três dias e, ao todo, serão oferecidas 30 vagas. Para participar, é necessário se inscrever no site nuage.art.br/mok.

Curso 'O Universo de Hayao Miyazaki'
A arte e a influência de um dos criadores do Studio Ghibli serão abordadas no curso ministrado por Jansen Raveira, um dos curadores da mostra, e Janete Oliveira. Serão abordados quatro tópicos: “Cultura japonesa e mitologia na obra de Miyazaki”; “Miyazaki e suas metáforas”; “O Studio Ghibli e a indústria do anime”; e “Um velho mundo idealizado”. A duração das atividades é de quatro dias e serão disponibilizadas 80 vagas. As inscrições também devem ser feitas no site nuage.art.br/mok.

Confira a programação completa da mostra no site nuage.art.br/mok/programacao-sp.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus