CINEPIANO

Ter 10 Mar 2015

Toco Gabriotti/Divulgação
Tony Berchmans
O pianista Tony Berchmans apresenta trilha sonora ao vivo de filmes mudos

Este evento terminou

Acompanhando os clássicos Metrópolis (Fritz Lang, 1927) e A Mulher do Fazendeiro (Alfred Hitchcock, 1928), pianista Tony Berchmans apresenta dois novos concertos CINEPIANO nos Secs Santana e Bom Retiro (Alameda Nothmann, 185, Santa Cecília, 3332-3600), nos dias 8 e 10, respectivamente.

O CINEPIANO é um tributo ao cinema mudo, quando as projeções dos filmes eram acompanhadas por músicos que faziam a trilha ao vivo. "Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer a narrativa dos filmes e muitas vezes até para dar sentido a cenas", conta Berchmans, que vem se apresentando com o CINEPIANO desde 2010.

Além de se apresentar em várias cidades do Brasil, o CINEPIANO já percorreu alguns eventos de cinema e música na Noruega, Itália e Romênia.

A Mulher do Fazendeiro (The Farmer's Wife, 1928) dir. Alfred Hitchcock
Hitchcock fez 10 filmes mudos, e apenas nove sobreviveram. Realizada em 2011, a restauração dos nove filmes foi o maior projeto de recuperação de filmes da história da BFI - British Film Institute e só foi possível graças à tecnologia atual. Hoje estes célebres filmes são conhecidos como 'The Hitchcock 9' e estão circulando o mundo cinéfilo. O filme que Tony Berchmans acompanhará é um deles, produzido em 1928. Uma versão cômica de uma conhecida peça de teatro da época, que conta a história de um fazendeiro viúvo em busca de uma nova esposa.

Metrópolis (1927) dir. Fritz Lang
Um dos maiores clássicos do cinema mudo, a futurista obra do célebre diretor trata da modernização desenfreada do mundo. Numa espécie de profecia cinematográfica, Lang nos apresenta um mundo caótico num futuro dominado pelas máquinas opressoras e dos trabalhadores como vítimas oprimidas. Uma pérola do expressionismo da época, ficção científica com requinte de super produção. O filme foi lançado mudo, mas teve música original especialmente escrita para ele por Gottfried Huppertz. Ao longo do século teve inúmeras releituras de trilha sonora musical como uma conhecida versão de Giorgio Moroder (um dos expoentes das origens da música eletrônica) nos anos 1980. Tony Berchmans apresentará sua versão numa improvisação ao piano e sintetizador.

Serviço

SESC Santana


Endereço Avenida Luiz Dumont Villares, 579

Santana, São Paulo

Telefone 2971-8700

Site de SESC Santana

Data Ter 10 Mar 2015

Horário de abertura Dia 08/03, 18h; 10/03, 20h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.