Time Out São Paulo

É Tudo Verdade 2015

Este evento terminou

É Tudo Verdade 2015

Data 09 Abr 2015-19 Abr 2015

Horário de abertura Confira os horários e locais das sessões na programação do festival.

O documentário sempre foi o patinho feio do cinema. Pelo menos no que diz respeito ao público. Mas alguns festivais são essenciais para a disseminação do gênero para além dos críticos. E esse um papel que o É Tudo Verdade vem desenvolvendo há 20 anos. Aliás, por conta da data especial, a seleção da mostra de 2015 está particularmente bem servida. Além de trazer títulos inéditos e premiados, o festival apresenta uma retrospectiva do cineasta brasileiro Vladimir Carvalho e revisita 20 grandes sucessos que passaram pelas edições da mostra desde 1995. Ao todo, são 109 filmes de 31 países.

Entre os inéditos, destaque para o último filme do maior documentarista do cinema nacional, Eduardo Coutinho, morto há pouco mais de um ano: Últimas Conversas. Além deste, há também o vencedor do Oscar de Melhor Documentário, Cidadãoquatro, de Laura Poitras, e estreias mundiais, como as dos brasileiros Eu sou Carlos Imperial, de Renato Terra e Ricardo Calil, e A Paixão de JL, de Carlos Nader.

O grande homenageado do ano é paraibano radicado em Brasília Vladimir Carvalho, que completou 80 anos em janeiro. O festival exibe quatro de seus principais longas-metragens – entre eles O Homem de Areia e Conterrâneos Velhos de Guerra - e dois retratos biográficos sobre o cineasta.

Mas a grande atração da mostra em 2015 é uma retrospectiva do próprio festival. Além de dois filmes de Orson Welles (sendo um deles, a obra inacabada It’s All True, a inspiração para o nome do evento) e 20 títulos que marcaram a história da mostra, como Santiago, de João Moreira Salles; Santo Forte, de Eduardo Coutinho; O Prisioneiro da Grade de Ferro, de Paulo Sacramento; Tintin e Eu, de Anders Ostergaard, entre outros.

Em São Paulo, os filmes do festival É Tudo Verdade são exibidos No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural São Paulo (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Livraria Cultura, Galeria Olido e Reserva Cultural. Confira a programação completa no site etudoverdade.com.br.  

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus