Time Out São Paulo

Cineclube - Billy Wilder

Este evento terminou

Cineclube - Billy Wilder

Preço de R$ 11 até R$ 22

Data Qua 03 Jun 2015

Horário de abertura Seg. a dom., 22h30; qua., 18h20.

Caixa Belas Artes
Rua da Consolação, 2423, Consolação

Telefone 2894-5781

Autor de grandes clássicos do cinema, Billy Wilder é a estrela do cineclube Caixa Belas Artes neste mês. Farrapo Humano (1945), A Montanha dos Sete Abutres (1951), Irma la Douce (1963) e Beije-me, Idiota (1964) foram escolhidos para compor o programa, que exalta filmes menos exibidos do autor de Quanto mais Quente Melhor (1959) e Crepúsculo dos Deuses. O circuito inicia neste sábado, 9 de maio e segue até o dia 3 de junho, com duas sessões por semana – uma chance imperdível de conferir na tela grande e em cópias restauradas exemplares de uma obra provocadora e cultuada.

Samuel Wilder começou a ser chamado de Billy pela mãe, ainda nos primeiros anos de vida – e foi esse o nome que despontou em Hollywood em uma trajetória marcada por hipérboles: indicado ao Oscar 21 vezes, conquistou seis estatuetas, duas delas como diretor. Dividiu o set com nomes como Greta Garbo, Marlene Dietrich, Ginger Rogers, Audrey Hepburn e Humphrey Bogart. Nesta constelação também figura Marilyn Monroe, que ele dirigiu em O Pecado mora ao Lado (1955) – da famosa cena em que Marilyn tem seu vestido branco erguido pela ventilação do metrô – e em Quanto mais Quente Melhor, eleita pelo American Film Institute a melhor comédia americana de todos os tempos.

A curadoria selecionou filmes menos exibidos do diretor, para propiciar ao público ver ou rever obras clássicas, mas menos conhecidas. Farrapo Humano, que abre o ciclo, conquistou os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Ator para Ray Milland. Também recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme e venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Em seguida é a vez de A Montanha dos Sete Abutres, Irma la Douce e Beije-me, Idiota.

Confira a programação completa:

09/05 (sábado) e 13/05 (quarta)
Farrapo Humano (EUA, 1945)
(The Lost Weekend)
EUA, 1945, p/b, 101 min., 12 anos.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Ray Milland, Jane Wyman e Phillip Terry.
Em Nova York, um escritor fracassado entrega-se completamente à bebida, esquecendo-se que as pessoas à sua volta sofrem por isso, entre elas sua namorada, editora de uma revista, que se esforça para ajudá-lo.

16/05 (sábado) e 20/05 (quarta)
A Montanha dos Sete Abutres (EUA, 1951)
(Ace in the Hole)
EUA, 1951, p/b, 111 min., 12 anos.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Kirk Douglas, Jan Sterling e Robert Arthur.
Jornalista decadente acaba em um pequeno jornal no Novo México e segue um dia a dia tedioso até surgir o caso de um homem preso em uma mina. Ele, então, transformará o ocorrido m um grande acontecimento e alavancar de volta sua carreira. Para tal, ele faz o possível para prolongar a agonia da vítima.

23/05 (sábado) e 27/05 (quarta)
Irma la Douce (EUA, 1963)
(Irma La Douce)
EUA, 1963, cor, 147 min., 12 anos.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine e Lou Jacobi.
Em Paris, Nestor, um jovem com a vida amorosa muito complicada, é contratado como "gerente de negócios" de Irma La Douce, uma orgulhosa e bem-sucedida prostituta, mas o pobre rapaz acaba se apaixonado por ela.

30/05 (sábado) e 03/06 (quarta)
Beije-me, Idiota (EUA, 1964)
(Kiss Me, Stupid)
EUA, 1964, p/b, 125 min., 12 anos.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Dean Martin, Kim Novak e Ray Waltson.
Dino, um famoso cantor, tem seu carro sabotado por compositores de uma pequena cidade americana, que desejam ter suas canções gravadas por ele. Para atraí-lo, eles contratam uma prostituta que deve se passar por esposa de um deles, mas nem tudo dá certo.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus