Cineclube - Billy Wilder

Qua 3 Jun 2015

Divulgação
'Irma la Douce'
Shirley MacLaine em cena do filme 'Irma la Douce'

Este evento terminou

Autor de grandes clássicos do cinema, Billy Wilder é a estrela do cineclube Caixa Belas Artes neste mês. Farrapo Humano (1945), A Montanha dos Sete Abutres (1951), Irma la Douce (1963) e Beije-me, Idiota (1964) foram escolhidos para compor o programa, que exalta filmes menos exibidos do autor de Quanto mais Quente Melhor (1959) e Crepúsculo dos Deuses. O circuito inicia neste sábado, 9 de maio e segue até o dia 3 de junho, com duas sessões por semana – uma chance imperdível de conferir na tela grande e em cópias restauradas exemplares de uma obra provocadora e cultuada.

Samuel Wilder começou a ser chamado de Billy pela mãe, ainda nos primeiros anos de vida – e foi esse o nome que despontou em Hollywood em uma trajetória marcada por hipérboles: indicado ao Oscar 21 vezes, conquistou seis estatuetas, duas delas como diretor. Dividiu o set com nomes como Greta Garbo, Marlene Dietrich, Ginger Rogers, Audrey Hepburn e Humphrey Bogart. Nesta constelação também figura Marilyn Monroe, que ele dirigiu em O Pecado mora ao Lado (1955) – da famosa cena em que Marilyn tem seu vestido branco erguido pela ventilação do metrô – e em Quanto mais Quente Melhor, eleita pelo American Film Institute a melhor comédia americana de todos os tempos.

A curadoria selecionou filmes menos exibidos do diretor, para propiciar ao público ver ou rever obras clássicas, mas menos conhecidas. Farrapo Humano, que abre o ciclo, conquistou os Oscars de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Ator para Ray Milland. Também recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme e venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Em seguida é a vez de A Montanha dos Sete Abutres, Irma la Douce e Beije-me, Idiota.

Confira a programação completa:

09/05 (sábado) e 13/05 (quarta)
Farrapo Humano (EUA, 1945)
(The Lost Weekend)
EUA, 1945, p/b, 101 min., 12 anos.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Ray Milland, Jane Wyman e Phillip Terry.
Em Nova York, um escritor fracassado entrega-se completamente à bebida, esquecendo-se que as pessoas à sua volta sofrem por isso, entre elas sua namorada, editora de uma revista, que se esforça para ajudá-lo.

16/05 (sábado) e 20/05 (quarta)
A Montanha dos Sete Abutres (EUA, 1951)
(Ace in the Hole)
EUA, 1951, p/b, 111 min., 12 anos.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Kirk Douglas, Jan Sterling e Robert Arthur.
Jornalista decadente acaba em um pequeno jornal no Novo México e segue um dia a dia tedioso até surgir o caso de um homem preso em uma mina. Ele, então, transformará o ocorrido m um grande acontecimento e alavancar de volta sua carreira. Para tal, ele faz o possível para prolongar a agonia da vítima.

23/05 (sábado) e 27/05 (quarta)
Irma la Douce (EUA, 1963)
(Irma La Douce)
EUA, 1963, cor, 147 min., 12 anos.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Jack Lemmon, Shirley MacLaine e Lou Jacobi.
Em Paris, Nestor, um jovem com a vida amorosa muito complicada, é contratado como "gerente de negócios" de Irma La Douce, uma orgulhosa e bem-sucedida prostituta, mas o pobre rapaz acaba se apaixonado por ela.

30/05 (sábado) e 03/06 (quarta)
Beije-me, Idiota (EUA, 1964)
(Kiss Me, Stupid)
EUA, 1964, p/b, 125 min., 12 anos.
Direção: Billy Wilder
Elenco: Dean Martin, Kim Novak e Ray Waltson.
Dino, um famoso cantor, tem seu carro sabotado por compositores de uma pequena cidade americana, que desejam ter suas canções gravadas por ele. Para atraí-lo, eles contratam uma prostituta que deve se passar por esposa de um deles, mas nem tudo dá certo.

Serviço

Caixa Belas Artes
Endereço Rua da Consolação, 2423

Consolação, São Paulo

Telefone 2894-5781

Preço de R$ 11 até R$ 22

Data Qua 3 Jun 2015

Horário de abertura Seg. a dom., 22h30; qua., 18h20.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.