Mostra Nagisa Oshima

4 Ago 2015-10 Ago 2015

Divulgação
Cena do filme 'O Império dos Sentidos'

Este evento terminou

A mostra traz uma seleção panorâmica da obra do controverso cineasta japonês que morreu em 2013: seus primeiros filmes da década dos anos 1950 e 1960, grandes clássicos de sua filmografia, como O Império dos Sentidos (1976) e O Império da Paixão (1978), que lhe rendeu a Palma de Ouro de melhor diretor no Festival de Cannes, além de seus últimos trabalhos. Entre eles, Furyo, Em Nome da Honra (1983) e Tabu (1999).

Confira a programação completa e sinopses dos filmes:

Dia 29/07, quarta-feira
17h – O Império da Paixão (108 min, 35mm)
19h30 – O Império dos Sentidos (104 min, 35mm)

Dia 30/07, quinta-feira
17h – O Túmulo do Sol (87 min, DVD)
19h30 – Juventude Desenfreada (96 min, DVD)

Dia 31/07, sexta-feira
17h – Prazeres da Carne (90 min, DVD)
19h30 – O Regresso dos Três Bêbados (80 min, DVD)

Dia 01/08, sábado
16h – Duplo Suicídio Forçado: Verão Japonês (98 min, DVD)
18h – Furyo, em Nome da Honra (123 min, Blu-Ray)

Dia 02/08, domingo
16h – Tabu (100 min, 35mm)
18h – Uma Cidade de Amor e Esperança (62 min, DVD)

Dia 03/08, segunda-feira
17h – Juventude Desenfreada (96 min, DVD)
19h30 – Prazeres da Carne (90 min, DVD)

Dia 05/08, quarta-feira
17h – Canções Lascivas do Japão (103 min, DVD)
19h30 – Violência ao Meio Dia (99 min, DVD)

Dia 06/08, quinta-feira
17h – Furyo, em Nome da Honra (123 min, BluRay)
19h30 – Duplo Suicídio Forçado: Verão Japonês (98 min, DVD)

Dia 07/08, sexta-feira
18h – Uma Cidade de Amor e Esperança (62 min, DVD)
19h30 – Tabu (100 min, 35mm)

Dia 08/08, sábado
16h – O Império dos Sentidos (104 min, 35mm)
18h – O Túmulo do Sol (87 min, DVD)

Dia 09/08, domingo
16h – O Regresso dos Três Bêbados (80 min, DVD)
18h – O Império da Paixão (108 min, 35mm)

Dia 10/08, segunda-feira
17h – Violência ao Meio Dia (99 min, DVD)
19h30 – Canções Lascivas do Japão (103 min, DVD)

O Império da Paixão
(Ai no borei – Nagisa Oshima, Japão, 1978, 108 min, 35mm, Cor, 18 anos)
Em uma aldeia japonesa no final do século XIX, Seki, junto com seu jovem amante, decide matar seu marido e jogá-lo dentro de um poço. Após alguns anos vivendo com esse segredo, o fantasma do marido ressurge e acompanhamos a decadência física e emocional do casal.
Melhor Direção no Festival de Cannes de 1978.

O Império dos Sentidos
(Ai no corrida – Nagisa Oshima, Japão, 1976, 104 min, 35mm, Cor,18 anos)
Baseado em uma história real famosa no Japão. Sada Abe é uma ex-prostituta que acaba se envolvendo em um obsessivo caso com seu novo patrão. A relação dos dois se intensifica e seus jogos eróticos os levam a níveis perigosos. Considerado o maior sucesso comercial de Oshima, marca o início do uso de imagens de sexo explícito no cinema de arte

O Túmulo do Sol
(Taiyo no hakaba – Nagisa Oshima, Japão, 1960, 87 min, Cor, 18 anos)
O filme retrata as diferenças sociais em um Japão em plena ascensão econômica depois da II Guerra Mundial. Nas favelas de Osaka, a prostituta Hanako mantém um negócio lucrativo vendendo sangue de marinheiros para empresas de cosmética no mercado negro. Gangues rivais logo começam a disputar o negócio, obrigando Hanako a jogar em um ambiente de poderes alternados e alianças que mudam a todo instante.

Juventude Desenfreada
(Seshun zankoku monogatari – Nagisa Oshima, Japão, 1960, 96 min, Cor, 18 anos)
O jovem universitário Kiyoshi começa uma relação com Makoto, uma adolescente que logo é convencida a participar de um esquema obscuro. Os dois passam, então, a chantagear homens de meia-idade que sucumbiram às investidas da charmosa Makoto.

Prazeres da Carne
(Etsuraku – Nagisa Oshima, Japão, 1965, 90 min, Cor, 18 anos)
O jovem Atsushi, alvo de uma chantagem, e é obrigado a cuidar de uma mala cheia de dinheiro roubado até que seu dono saia da prisão. Tentado pelo dinheiro, Atsushi resolve gastar tudo em uma corrida libidinosa mesmo sabendo que poderá ser descoberto e morto.

O Regresso dos Três Bêbados
(Kaette kita yopparai – Nagisa Oshima, Japão, 1968, 80 min, Cor, 18 anos)
Após terem suas roupas roubadas enquanto passavam uma tarde na praia, três jovens amigos japoneses são confundidos com imigrantes coreanos ilegais e precisam fugir das autoridades locais. No decorrer da história, o filme, de repente, volta para a cena inicial mas a história se desenrola de uma maneira diferente denunciando desta forma o racismo e o militarismo na sociedade japonesa pós-guerra.

Duplo Suicídio Forçado: Verão Japonês
(Muri shinju Nihon no natsu – Nagisa Oshima, Japão, 1967, 98 min, P&B, 18 anos)
Uma jovem ninfomaníaca conhece na rua um rapaz que pretende suicidar-se. Os dois, então, se juntam, por acaso, a uma gangue de delinqüentes que os leva a seu esconderijo subterrâneo. Os personagens lembram caricaturas e cada um personifica o que o próprio diretor descreve como a pulsão de morte na cultura japonesa, a obsessão com o erotismo, com a autodestruição e com a violência.

Furyo, em Nome da Honra
(Merry Christmas, Mr. Lawrence – Nagisa Oshima, Japão/Reino Unido, 1983, 123 min, Blu-Ray, Cor, 18 anos)
Em 1942, o oficial britânico Jack Celliers, prisioneiro dos japoneses em um campo de concentração na ilha de Java, inicia um conflito quando resolve não acatar as regras ditadas pelo Capitão Yonoi, um cruel comandante. Entre os prisioneiros, está o Coronel John Lawrence, um intérprete e apreciador da cultura japonesa que tenta acalmar os ânimos e parece entender ambos os lados. Quando o capitão se apaixona por Jack, as tensões no campo aumentam.
Competição oficial do Festival de Cannes em 1983.

Tabu
(Gohatto – Nagisa Oshima, Japão, 1999, 100 min, 35mm, Cor, 18 anos)
Durante a era dos Shoguns no Japão, os Shinsengumi eram uma tropa de samurais especialmente selecionados e treinados para matar quem se opusesse ao regime. Sozaburo Kano, um jovem membro dessa tropa, se envolve com alguns dos guerreiros do grupo gerando uma série de conflitos emocionais.
Competição oficial do festival de Cannes de 2000.

Uma Cidade de Amor e de Esperança
(Ai to kibo no machi – Nagisa Oshima, Japão, 1959, 63 min, P&B, 18 anos)
Após a morte de seu pai, o jovem Masao decide largar a escola para sustentar sua família vendendo pombos. Mas, as aves são treinadas para sempre retornarem à sua casa. Um dia, Masao conhece Kyoko uma rica jovem que também cai em sua armadilha. Primeiro longa- metragem dirigido por Nagisa Oshima, o estilo do neorrealismo revela as diferenças entre as classes na sociedade japonesa.

Canções Lascivas do Japão
(Nihon shunkako – Nagisa Oshima, Japão, 1967, 103 min, Cor, 18 anos)
Um grupo de estudantes chega em Tóquio para fazer os exames finais da universidade. Politicamente desinteressados, eles andam por uma cidade cheia de protestos contra a guerra do Vietnã, manifestações sindicalistas e discursos sobre a xenofobia contra os coreanos. Com gestos de niilismo, os jovens ignoram os movimentos políticos ao redor deles e se concentram em beber e desenvolver fantasias eróticas de estupro e violência.

Violência ao Meio-dia
(Hakuchu no torima – Nagisa Oshima, Japão, 1966, 99 min, P&B, 18 anos)
Duas mulheres que possuem diferentes vínculos com um violento criminoso – uma é sua esposa e a outra uma sobrevivente de um de seus ataques sexuais. Através de flashbacks, entendemos melhor as relações entre eles e as circunstâncias que as levam a protegê- lo.

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil


Endereço Rua Álvares Penteado, 112

Centro, São Paulo

Estações próximas 1, Sé

Telefone (11) 3113 3651

Site de Centro Cultural Banco do Brasil

Preço de R$ 2 até R$ 4

Data 4 Ago 2015-10 Ago 2015

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

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