Cine SESI-SP no Mundo: Olhar Holandês

23 Ago 2015-11 Out 2015

Divulgação
Cena do filme 'Kauwboy'

Este evento terminou

Depois de passar pelas diferentes facetas das cinematografias francesa e alemã, chega a hora do SESI-SP promover pela primeira vez uma mostra dedicada exclusivamente à da Holanda, pouco conhecida no Brasil, porém marcada por um toque sarcástico e irreverente. O festival traz uma seleção de 13 curtas e seis longas-metragens adultos e infantis. 

Como parte da programação, quatro longas inéditos no Brasil serão apresentados ao público – Bardsongs; Shouf Shouf Habibi!; T.I.M. - A Máquina Incrível e Kauwboy. Dentre eles, Kauwboy chama a atenção ao utilizar diferentes técnicas visuais e belas imagens da Holanda para contar a história de um menino de 10 anos que vive uma relação familiar complicada, tendo apenas um pássaro como amigo confidente. E não se engane com Shouf Shouf Habibi!. O nome pode até ser árabe, mas tudo se trata de uma comédia sobre as diferenças culturais, representadas por um jovem holandês, de família marroquina, que quer ser estrela de Hollywood.

Outro destaque da mostra é o longa Irmãs Gêmeas (De Tweeling), indicado ao Oscar 2004, como melhor filme estrangeiro. Baseado no bestseller homônimo da holandesa Tessa de Loo, lido por mais de 4 milhões de pessoas na Holanda e na Alemanha, o enredo toca no tema do holocausto de maneira sensível, atrelando-o à trama de duas irmãs gêmeas separadas à força quando pequenas e criadas em ambientes socioculturais distintos.

Para o Dia das Crianças, haverá uma sessão especial de curtas infantis no dia 11 de outubro, às 15h. Os filmes encantam pelas técnicas alternativas de animação, como em Blik, que fala de um tema universal: o primeiro amor de um menino, porém, sem mostrar o rosto dos personagens. O sombreamento foi o recurso escolhido pelos produtores da Escola de Artes de Utrecht, para transmitir as mais diferentes emoções das animações.

Além disso, há uma seleção especial de dez curtas, que trazem, cada um à sua maneira, as relações amorosas, o estresse do dia a dia e os desafios da vida adulta banhados com um certo humor negro. Dentre os destaques, a animação Variety, de Roelof van den Bergh, retrata a entrada do personagem na vida adulta, de uma maneira bem curiosa – como um equilibrista de pratos. Já a comédia A Curious Conjunction of Coincidences entrelaça três histórias diferentes, que culminam em um fim inesperado em Amsterdã. Talvez não fosse mera coincidência.

Confira a programação completa no site sesisp.org.br.

Serviço

Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Endereço Avenida Paulista, 1.313

Bela Vista, São Paulo

Estações próximas Trianon-Masp

Telefone 3549-4499

Data 23 Ago 2015-11 Out 2015

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.