1ª Mostra de Cinema Chinês

1 Out 2015- 7 Out 2015

Divulgação
Cena do filme 'A Montanha do Buda', de Li Yu

Este evento terminou

A mostra exibe 12 longas-metragens da China continental, área que sofre com a má distribuição de suas produções para a América Latina. Os festivais internacionais e mostras no Brasil geralmente exibem filmes produzidos em Hong Kong e Taiwan. A programação é formada por filmes vencedores de festivais consagrados como Berlim e Veneza, mas também exibe as maiores produções comerciais chinesas dos últimos anos. Além dos filmes, a mostra conta com eventos paralelos sobre todas as gerações de diretores chineses e a crescente indústria do país.

“Diante da velocidade das mudanças, o cinema chinês parece hoje movido pelo desejo de registrar o desaparecimento do velho e o surgimento do novo, e assim preservar uma paisagem efêmera e um real instável. O compromisso com o real, inaugurado nos anos 1980, reforça-se e renova-se como tendência de um cinema autoral chinês, cada vez mais audaz e disposto a falar do presente, do passado e de pensar o futuro de seu país”, avalia a professora de cinema da ECA-USP, Cecília Mello.

Confira a programação completa e sinopses:

Carvão Negro (白日焰火, 2014)
Diretor: Diao Yinan
Produtora: Vivian Qu
Roteirista: Diao Yinan
Elenco: Wang Xuebing, Kwai Lun-mei, Liao Fan, Wang Jingchun, Yu Ailei, Ni Jingyang
Diretor de Fotografia: Dong Jinsong
O policial Zhang Zili, gravemente ferido enquanto trabalhava num caso de homicídio numa fábrica de carvão, foi forçado a aposentar-se devido aos seus ferimentos. Cinco anos mais tarde, o assassino ataca de novo e Zhang, agora segurança em uma fábrica, está determinado a redimir-se e a resolver o caso por conta própria. Após investigar, descobre que todas as vítimas aparentam estar relacionadas com uma mulher misteriosa.
Quarta-feira, 30/9, 20h30. Quinta-feira, 1/10, 21h30. Sábado, 3/10, 19h20

Marcas da Juventude (全城高考, 2013)
Diretores: Billy Chung
Produtor: Yan Xiaoming
Roteirista: Zhao Baohua, Li Zhipu
Elenco: Alex Fong, Qiao Qiao, Tan Jiexi, Wu Junyu, Lu Yi
Diretor de Fotografia: Tam Kin Fat
O filme narra as experiências de alguns estudantes de uma escola secundária durante a preparação para o vestibular e reflete o período de competição feroz na sociedade chinesa contemporânea, como a luta da nova geração por seus sonhos e a pressão exercida por seus pais.
Quinta-feira, 1/10, 14h30. Segunda-feira, 5/10, 21h30

A Montanha do Buda (观音山, 2010)
Diretor: Li Yu
Produtor: Fang Li
Roteiristas: Li Yu e Fang Li
Elenco: Sylvia Chang, Fan Bingbing, Chen Bolin
Diretor de Fotografia: Zeng Jian
Três jovens residentes de Chengdu lutam para ganhar a vida, seja como cantor independente ou como vendedor de comida ambulante. Quando o apartamento onde moram recebe uma ordem de demolição, eles têm que alugar o quarto de uma cantora da Ópera de Beijing, que está de luto pela morte do filho.
Quinta-feira, 1/10, 16h30. Domingo, 4/10, 21h30

Último Trem Para Casa (归途列车, 2009)
Diretor: Fan Lixin
Produtor: Mila Aung-Thwin e Daniel Cross
Roteirista: Fan Lixin
Elenco: Zhang Changhua, Chen Suqin, Zhang Qin, Zhang Yang, Tang Tingsui
Diretor de Fotografia: Fan Lixin
Toda primavera, no período do Ano Novo Chinês, 150 milhões de chineses lotam o deficitário sistema de transporte do país para visitarem as famílias que deixaram para trás. São trabalhadores que saíram das províncias para tentar a sorte nos novos polos econômicos e assegurar um futuro melhor para seus filhos. O casal Zhang está entre eles. Os dois brigam por um bilhete para a viagem de 50 horas até sua cidade, onde anseiam encontrar a filha Qin, deixada com a avó há 16 anos.
Quinta-feira, 1/10, 19h. Domingo, 4/10, 16h30

O Rouxinol (夜莺, 2013)
Diretor: Philippe Muyl
Produtores: Qin Hong, Paul Delbecq, Steve Rene
Roteirista: Philippe Muyl e Ning Ning
Elenco: Li Baotian, Li Xiaoran, Qin Hao, Yang Xinyi
Diretor de Fotografia: Sun Ming
A fim de cumprir uma promessa que fez a sua esposa, Zhu Zhigen se prepara para voltar a sua terra natal com um pássaro engaiolado, a única companhia de seus últimos anos. Ele decidiu fazer esta viagem sozinho, mas sua neta Ren Xing, uma menina mimada e criada na cidade, é forçada a acompanhar o avô. Durante esta viagem aos confins da China tradicional, os dois passam a se conhecer, partilhando memórias e aventuras.
Sexta-feira, 2/10, 14h30. Terça-feira, 6/10, 16h30. Quarta-feira, 7/10, 19h

Amnesia Vermelha (闯入者, 2014)
Diretor: Wang Xiaoshuai
Produtor: Liu Xuan
Roteiristas: Wang Xiaoshuai, Fang Lei, Li Fei
Elenco: Lv Zhong, Shi Liu, Feng Yuanzheng
Diretor de Fotografia: Wu Di
Apesar de todos os esforços de sua família para contê-la, Deng é uma teimosa viúva que passa os dias se preocupando excessivamente com seus dois filhos já crescidos e com a mãe idosa, que vive em um asilo e já não a reconhece. Sua única companhia é o fantasma do marido recém-falecido, até que um dia uma presença ameaçadora começa a assombrar a sua rotina diária quando passa a receber estranhos telefonemas anônimos.
Sexta-feira, 2/10, 16h30. Domingo, 4/10, 19h

O Mais Querido (亲爱的, 2014)
Diretor: Peter Chan
Produtor: Jojo Yuet-chun Hui, Peter Chan
Roteirista: Zhang Ji
Elenco: Zhao Wei, Huang Bo, Tong Dawei, Hao Lei, Zhang Yi, Zhang Yuqi
Diretor de Fotografia: Shu Chou
Após anos de uma busca incansável, Tian Wenjun e sua ex-esposa Lu Xiaojuan finalmente localizam seu filho sequestrado em uma vila remota. Depois que o menino foi violentamente tomado da aldeia, a viúva do abdutor Li Hongqin - mãe adotiva do menino - também perde sua filha adotiva para um orfanato estatal em Shenzhen. Desolada, Li começa uma viagem solitária, mas determinada a ter sua filha de volta.
Sexta-feira, 2/10, 19h. Sábado, 3/10, 14h30. Segunda-feira, 5/10, 16h30

Terra de Ninguém (无人区, 2013)
Diretor: Ning Hao
Produtor: Hao Yi
Roteiristas: Ning Hao, Shu Ping, Xing Aina
Elenco: Xu Zheng, Duobujie, Yu Nan, Huang Bo
Diretor de Fotografia: Du Jie
No desolado noroeste da China, este western chinês trata da ganância nas montanhosas regiões do deserto de Gobi. O advogado Pan Xiao tira da prisão um mafioso que busca fazer fortuna com a caça ilegal de falcões. Para pagar seus honorários, o mafioso dá seu carro de luxo ao advogado e não hesita em segui-lo a toda velocidade pelo deserto de Gobi até um tribunal, onde deve participar de um outro julgamento. Os capangas do mafioso montam uma armadilha na estrada para tentar roubar o carro. É o início de uma série de confrontos sangrentos.
Sexta-feira, 2/10, 21h40. Segunda-feira, 5/10, 19h. Quarta-feira, 7/10, 14h30

Eu Estou Aqui (我就是我, 2014)
Diretor: Fan Lixin
Produtor: Zeng Yun, Liu Jing
Roteirista: Fan Lixin
Elenco: Hua Chenyu, Yu Tian, Rao Wei, Ning Huanyu
Diretor de Fotografia: Li Hao, Paul Morris
O programa Super Boys, a versão chinesa do The Voice, conquistou a China e uma audiência de dezenas de milhões. Neste documentário, o diretor segue os concorrentes que competem para o popular show de calouros, onde ele encontra um emaranhado desconcertante de mudanças na sociedade chinesa.
Sábado, 3/10, 17h. Terça-feira, 6/10, 19h

Voltando Para Casa (归來, 2014)
Diretor: Zhang Yimou
Produtores: William Kong, Zhao Zhang, David Linde
Roteirista: Zou Jingzhi
Elenco: Gong Li, Chen Daoming, Zhang Jiayi, Zhang Huiwen
Diretor de Fotografia: Zhao Xiaoding
O casal Lu Yanshi e Feng Wanyu é obrigado a se separar quando Lu é preso e enviado para um campo de trabalho como prisioneiro político, ao mesmo tempo em que sua esposa é ferida em um acidente. Libertado durante os últimos dias da Revolução Cultural, Lu finalmente volta para casa e descobre sua amada esposa com amnésia e lembrando muito pouco do seu passado. Como um estranho no coração de sua mulher, Lu está determinado a ressuscitar o passado a dois e despertar a memória de sua amada.
Sábado, 3/10, 21h40. Quarta-feira, 7/10, 16h30

Caminhando para a Escola (走路上学, 2009)
Diretores: Peng Jiahuang e Peng Chen
Produtor: Yu Rongguang
Roteirista: Peng Chen
Elenco: Anamuling, Cao Xiwen, Chen Yifei, Ding Jiali
Diretor de Fotografia: Li Yi-hsu
Wawa, um garoto de sete anos vive na aldeia de Lisu em Yunnan, quer ir à escola como sua irmã Naxiang. Mas a escola está localizada no outro lado do rio Nujiang e é preciso usar um cabo de suspensão para atravessá-lo. A mãe, que não ousa atravessar o rio tumultuoso, proíbe a criança de atravessar até que um acidente abala a família. O filme, dirigido pelos irmãos Peng, conta a histórica de crianças desfavorecidas que enfrentam grandes dificuldades para ir à escola.
Domingo, 4/10, 14h30. Quarta-feira, 7/10, 21h30

Perdidos na Tailândia (人再囧途之泰囧, 2012)
Diretor: Xu Zheng
Produtores: Xu Zheng, Kwong Wai-Man, Chan Chi-leung
Roteiristas: Ding Ding, Shu Huan, Xu Zheng
Elenco: Huang Bo, Wang Baoqiang, Xu Zheng, Fan Bingbing
Diretor de Fotografia: Song Xiaofei
Dois empresários rivais, Xu Lang e Gao Bo, disputam a posse de uma revolucionária nova tecnologia. Rumo a Bangkok, Xu conhece o animado Wang, que o faz repensar suas prioridades. Xu Lang descobre que Gao Bo o está seguindo e tentando dificultar seu trabalho. Perdidos na Tailândia, eles se metem em situações embaraçosas ao passo que se espantam com a cultura e costumes locais.
Segunda-feira, 5/10, 14h30. Terça-feira, 6/10, 21h30

Serviço

Cinesesc


Endereço Rua Augusta, 2075

Jardim Paulista, São Paulo

Estações próximas Metrô 2, Consolação

Telefone (11) 3087 0500

Site de Cinesesc

Preço de R$ 6 até R$ 12

Data 1 Out 2015- 7 Out 2015

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.