Time Out São Paulo

Cinesábado - Ditadura e Memória

Este evento terminou

Cinesábado - Ditadura e Memória

Data Sáb 31 Out 2015

Rua Pelotas, 141, Vila Mariana

Telefone 5080-3000

Durante todo o mês de outubro, o Sesc Vila Mariana alimenta o debate sobre o regime militar brasileiro (1964-1985) em mais uma edição do Cinesábado. O projeto exibe cinco filmes –– todos produzidos nos últimos dez anos – que discutem, abordam e documentam os chamados anos de chumbo do governo autoritário dos generais. Os longas são exibidos sempre às 14h, todos os sábados do mês, com retirada de ingressos gratuitos, uma hora antes de cada sessão.

A programação traz os longas “O Dia que Durou 21 anos”, de Camilo Tavares, “O Ano em que Meus Pais Saíram De Férias”, de Cao Hamburger, “Em Busca de Iara”, de Flavio Frederico, “Batismo de Sangue”, de Helvecio Ratton, e “Cara ou Coroa”, de Ugo Giorgetti.

O ciclo começa no dia 3, com a obra O Dia que Durou 21 anos”. O ocumentário aborda a influência do governo dos Estados Unidos no golpe que levou os generais ao poder com a derrubada de Jango. No sábado seguinte (10 de outubro), é a vez do premiado “O Ano em que Meus Pais Saíram De Férias”, que se apropria da ótica infantil para relatar o drama de toda uma geração.

No dia 17 de outubro “Em Busca de Iara” resgata a história de Iara Iavelberg, jovem bela e culta que abandona uma confortável vida familiar para pegar em armas contra o regime e é morta após a captura de Carlos Lamarca, com quem acabou se envolvendo. Já “Batismo de sangue”, baseado na obra de Frei Betto, é exibido no dia 24. O Longa conta a saga dos frades dominicanos envolvidos na luta clandestina contra o governo militar.

O ciclo chega ao fim no dia 31 com “Cara ou Coroa”, uma crônica de um diretor teatral envolvido em uma trama com militantes do Partido Comunista e um general da reserva que abriga inadvertidamente fugitivos do regime em sua casa por intermédio de sua neta idealista e seu namorado.

Confira a programação completa:

Dia 3 de outubro - 14h
O Dia que Durou 21 anos
(Direção: Camilo Tavares, Brasil, 2012, 77 min, Cor)

Dia 10 de outubro - 14h
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
(Direção: Cao Hamburger, Brasil, 2006, 104 min, Cor)

Dia 17 de outubro - 14h
Em Busca de Iara
(Direção: Flavio Frederico, Brasil, 2013, 91 min, Cor)

Dia 24 de outubro - 14h
Batismo de Sangue
(Direção: Helvecio Ratton, Brasil, 2007, 110 min, Cor)

Dia 31 de outubro - 14h
Cara ou Coroa
(Direção: Ugo Giorgetti, Brasil, 2012, 98 min, Cor)

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus