Retrospectiva Jean-Luc Cinéma Godard

21 Out 2015-30 Nov 2015

Divulgação
Jean-Paul Belmondo e Anna Karina em cena de 'O Demônio das Onze Horas'

Este evento terminou

A mostra comemora os 85 anos do cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard – que serão completados no dia 3 de dezembro – com a exibição de 104 obras vindas da França, entre longas, médias e curtas-metragens, séries televisivas, filmes publicitários e vídeo-cartas, as quais exploram os temas mais variados realizados pelo diretor.

A 'Retrospectiva Jean-Luc Cinéma Godard' traz duas raridades da filmografia do cineasta: uma reconstituição que Godard realizou do longa-metragem “esquecido” Salve a Vida (quem puder) e um episódio abandonado de Seis Vezes Dois, obras exibidas pouquíssimas vezes que serão trazidas pelo professor inglês Michael Witt, diretor do centro de pesquisa em filmes e cultura audiovisual da universidade de Roehampton, Londres, e autor de 'Jean-Luc Godard, Cinema Historian' (Indiana University Press, 2013) e co-editor de 'Jean-Luc Godard: Documents' (Éditions du Centre Pompidou, 2006). Além de apresentar os filmes, Witt também fará uma palestra no CCBB.

“Ao trazer obras nunca exibidas no país, a homenagem pretende inaugurar uma nova perspectiva de debate nacional em relação à filmografia do cineasta, referência para diretores de várias gerações e nacionalidades”, afirma o curador da mostra, Eugenio Puppo.

Paralelamente à exibição dos filmes, a evento também realiza mesas de debate, cursos e palestras com convidados nacionais e internacionais. Os debates, cursos e palestras são gratuitos.

Além da exibição de filmes e debates, a mostra também lançará um catálogo de 304 páginas com textos inéditos e um artigo crítico para cada uma das 104 obras de Godard. Contribuíram para o livro pesquisadores brasileiros e especialistas internacionais, como: Alain Bergala, professor da Université Paris III - Sorbonne Nouvelle, colaborador da revista Cahiersducinéma e autor de 'Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard' e 'Godard autravail'; Raymond Bellour, professor da Université Paris III - Sorbonne Nouvelle e coautor de 'Jean-Luc Godard: Son + Image'; Nicole Brenez, autora do livro 'Cinéma/Politique'; o professor e doutor Mateus Araújo; Michael Witt, autor de 'Jean-Luc Godard, Cinema Historian' e o professor e crítico Ruy Gardnier.

Confira a programação completa da mostra no site culturabancodobrasil.com.br.

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil


Endereço Rua Álvares Penteado, 112

Centro, São Paulo

Estações próximas 1, Sé

Telefone (11) 3113 3651

Site de Centro Cultural Banco do Brasil

Preço R$ 2-R$ 4. Debates, cursos e palestras são gratuitos.

Data 21 Out 2015-30 Nov 2015

Horário de abertura Confira os horários das sessões, cursos, debates e palestras na programação.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.