Time Out São Paulo

Retrospectiva Jean-Luc Cinéma Godard

Este evento terminou

Retrospectiva Jean-Luc Cinéma Godard

Preço R$ 2-R$ 4. Debates, cursos e palestras são gratuitos.

Data 21 Out 2015-30 Nov 2015

Horário de abertura Confira os horários das sessões, cursos, debates e palestras na programação.

Rua Álvares Penteado, 112, Centro

Telefone (11) 3113 3651

Estações próximas
1, Sé

A mostra comemora os 85 anos do cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard – que serão completados no dia 3 de dezembro – com a exibição de 104 obras vindas da França, entre longas, médias e curtas-metragens, séries televisivas, filmes publicitários e vídeo-cartas, as quais exploram os temas mais variados realizados pelo diretor.

A 'Retrospectiva Jean-Luc Cinéma Godard' traz duas raridades da filmografia do cineasta: uma reconstituição que Godard realizou do longa-metragem “esquecido” Salve a Vida (quem puder) e um episódio abandonado de Seis Vezes Dois, obras exibidas pouquíssimas vezes que serão trazidas pelo professor inglês Michael Witt, diretor do centro de pesquisa em filmes e cultura audiovisual da universidade de Roehampton, Londres, e autor de 'Jean-Luc Godard, Cinema Historian' (Indiana University Press, 2013) e co-editor de 'Jean-Luc Godard: Documents' (Éditions du Centre Pompidou, 2006). Além de apresentar os filmes, Witt também fará uma palestra no CCBB.

“Ao trazer obras nunca exibidas no país, a homenagem pretende inaugurar uma nova perspectiva de debate nacional em relação à filmografia do cineasta, referência para diretores de várias gerações e nacionalidades”, afirma o curador da mostra, Eugenio Puppo.

Paralelamente à exibição dos filmes, a evento também realiza mesas de debate, cursos e palestras com convidados nacionais e internacionais. Os debates, cursos e palestras são gratuitos.

Além da exibição de filmes e debates, a mostra também lançará um catálogo de 304 páginas com textos inéditos e um artigo crítico para cada uma das 104 obras de Godard. Contribuíram para o livro pesquisadores brasileiros e especialistas internacionais, como: Alain Bergala, professor da Université Paris III - Sorbonne Nouvelle, colaborador da revista Cahiersducinéma e autor de 'Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard' e 'Godard autravail'; Raymond Bellour, professor da Université Paris III - Sorbonne Nouvelle e coautor de 'Jean-Luc Godard: Son + Image'; Nicole Brenez, autora do livro 'Cinéma/Politique'; o professor e doutor Mateus Araújo; Michael Witt, autor de 'Jean-Luc Godard, Cinema Historian' e o professor e crítico Ruy Gardnier.

Confira a programação completa da mostra no site culturabancodobrasil.com.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus