Mostra Mario Monicelli

20 Nov 2015-25 Nov 2015

Divulgação
Vittorio Gassman e Marcello Mastroianni em cena de 'Os Eternos Desconhecidos'

Este evento terminou

A retrospectiva exibe seis filmes de um dos maiores diretores italianos, Mario Monicelli: Os Companheiros, Meus Caros Amigos, A Grande Guerra, Um Burguês Muito Pequeno, O Incrível Exército de Brancaleone e Os Eternos Desconhecidos. Entre, duas foram indicadas ao Oscar: Os Companheiros, de 1963, sobre a origem do sindicalismo na Itália e A Grande Guerra, de 1959, que aborda a Primeira Guerra Mundial.

Mario Monicelli é considerado o pai da “comédia italiana” e tem importante papel na filmografia de seu país no pós-guerra. Além da temática bélica, também discute com humor temas caros à sociedade, como as questões trabalhistas. Ele trabalhou com os maiores atores de seu país, como Marcello Mastroianni, Vittorio Gassman, Totò, Sophia Loren, Alberto Sordi e Claudia Cardinale.

Confira abaixo a programação completa e sinopses:

20/11
18h - Os Companheiros/I compagni (Dir. Mario Monicelli, Itália, 1963, p&b, 126’, DVD)
Em Turim, no início do século XX, os operários de uma fábrica estão em dissidência com os patrões. Muitos são os acidentes de trabalho, que resultam num elevado índice de inválidos e muito sofrimento e insatisfação entre os operários. É necessária uma greve e para organizá-la, chega, de Roma, o professor socialista Sinigaglia. A greve termina em sangue, porém os trabalhadores voltam a acreditar e lutar por seus direitos. Dessa forma, Monicelli conta o nascimento do sindicalismo.
20h30 - Os Eternos Desconhecidos/I Soliti Ignoti (Dir. Mario Monicelli, Itália, 1958, p&b, 111’, DVD)
Sátira aos filmes de assalto, o filme narra as peripécias de Peppe, um ex-boxeador que está cansado de viver de pequenos golpes e resolve fazer o assalto perfeito. Sua quadrilha é formada por um fotógrafo sem câmera, um ladrão aposentado, um ex-jóquei e um siciliano. O plano parece infalível, mas nada acontece do jeito que eles imaginam.

21/11
18h - Meus Caros Amigos/Amici miei (Dir. Mario Monicelli, Itália, 1975, color, 140’, DVD)
Filme de Pietro Germi e direção de Mario Monicelli. O filme mostra o cotidiano de velhos amigos de escola que, apesar de cinquentões e estabelecidos na vida, ainda se encontram para pregar peças e passar trotes em quem se atrever a ficar no caminho deles. Assim, a memória do jornalista e narrador Giorgio Perozzi (Philippe Noiret) vai mostrando, em pequenas crônicas, histórias do grupo, que ainda conta com os amigos Lello Mascetti (Ugo Tognazzi), um conde falido, o arquiteto Rambaldo Melandri (Gastone Moschin) e Necchi (Duílio Del Prete). Entre uma pegadinha e outra, Perozzi relembra, inclusive, como o Doutor Sassaroli passou a fazer parte do grupo, dando origem a um quinteto para lá de irreverente.
20h30 - A Grande Guerra/ La grande guerra (Dir. Mario Monicelli, Itália/França, 1959, p&b, 137´, DVD)
Itália, 1916. Oreste e Giovanni, como todos os jovens do país, são chamados para se alistar no exército, para lutar na Primeira Guerra Mundial. Os dois fazem de tudo para escapar dessa obrigação. Contudo, acabam no front de guerra e se veem encarregados de uma missão decisiva.

22/11
18h - O Incrível Exército de Brancaleone/L'armata Brancaleone (Dir. Mario Monicelli, Itália, 1966, color, 120´, DVD)
Na Itália medieval, o miserável cavaleiro Brancaleone da Nórcia é o líder de um grupo de maltrapilhos que parte para tomar posse do feudo de Aurocastro com um pergaminho roubado, que atesta a sua propriedade. Em meio à expedição, o grupo se depara com diversas aventuras: o encontro com Teofilatto e seus bizantinos, a ocupação e a fuga de uma cidade que está tomada pela peste, o resgate de uma noiva extravagante. Chegando, enfim, no feudo, a armada é atacada pelos saracenos, mas são salvos por um misterioso cavaleiro, que no início da história acreditava-se que estava morto e que, na verdade, era o verdadeiro proprietário do pergaminho. Após ser condenado por roubo e usurpação, Brancaleone é liberado pelo Mônaco Zenone que convence o cavaleiro e sua trupe a segui-lo em uma cruzada para a Terra Santa.
20h30 - A Grande Guerra/ La grande guerra (Dir. Mario Monicelli, Itália/França, 1959, p&b, 137´, DVD)
Itália, 1916. Oreste e Giovanni, como todos os jovens do país, são chamados para se alistar no exército, para lutar na Primeira Guerra Mundial. Os dois fazem de tudo para escapar dessa obrigação. Contudo, acabam no front de guerra e se veem encarregados de uma missão decisiva.

23/11
18h - Os Eternos Desconhecidos
20h30 - O Incrível Exército de Brancaleone

24/11
18h - Um Burguês Muito Pequeno/Un borghese piccolo Piccolo (Dir. Mario Monicelli, 1977, Itália, color, 122´, DVD)
Um modesto funcionário do ministério está prestes a se aposentar. Decide ingressar na loja maçônica na qual participa o seu chefe para, deste modo, ganhar o seu respeito e conseguir que o seu filho venha trabalhar no mesmo ministério que o dele. Porém, no mesmo dia que em que passa nos exames de ingresso, o filho é abatido pelos disparos de um assaltante. O pai consegue encontrar o assassino, o prende a uma cadeira e o tortura dia após dia, até que ele morra.
20h30 - Meus Caros Amigos

25/11
18h - Os Companheiros
20h30 - A Grande Guerra

Serviço

Museu da Imagem e do Som (MIS)


Endereço Av. Europa, 158

Jardim Europa, São Paulo

Telefone (11) 2117-4777

Site de Museu da Imagem e do Som (MIS)

Data 20 Nov 2015-25 Nov 2015

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.