#CineCiência - O Jogo da Imitação

Dom 6 Mar

Divulgação
Benedict Cumberbatch em 'O Jogo da Imitação'

Este evento terminou

O projeto mensal que traz exibições de filmes seguidas de debate abordando a interface entre o cinema e a ciência traz em março o filme vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2015, O Jogo da Imitação, seguido por debate com o professor e coordenador do #RedeMIS José Luís Goldfarb. A entrada é gratuita. Basta retirar o ingresso com 1h de antecedência na bilheteria do Museu da Imgem e do Som (MIS).

O filme se passa no ano de 1951, quando dois policiais investigam o matemático Alan Turing após o que aparenta ser uma invasão de sua casa. Suspeitando de seu comportamento e falta de registros de guerra, decidem interrogar Turing com medo que ele seja um espião. Turing então revela que na verdade foi parte de um projeto secreto da inteligência britânica em Bletchley Park.

Além de mostrar Turing na infância em 1927, se apaixonando por um colega em um colégio interno antes deste morrer de pneumonia bovina, a trama segue o matemático durante a Segunda Guerra Mundial, quando ele trabalhou com um grupo de criptografia para decodificar a máquina Enigma, usada pela Alemanha nazista para tornar suas mensagens incompreensíveis em caso de interceptação pelo inimigo. O longa foi indicado ao Oscar 2015 em oito categorias, incluindo Melhor filme, Melhor Diretor (Morten Tyldum), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Atriz Coadjuvante (Keira Knightley) e Melhor roteiro adaptado.

Sobre o debatedor
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência - McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2015/2017 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É também Assessor Geral da Presidência da Associação Brasileira 'A Hebraica' de São Paulo. É membro do conselho consultivo da Casa das Rosas (Secretaria de Estado da Cultura), membro do conselho deliberativo da Associação Amigos do Museu Judaico de São Paulo, coordenador do projeto #RedeMIS e Membro Honorário da Academia Paulista de Educação.

Serviço

Museu da Imagem e do Som (MIS)


Endereço Av. Europa, 158

Jardim Europa, São Paulo

Telefone (11) 2117-4777

Site de Museu da Imagem e do Som (MIS)

Data Dom 6 Mar

Horário de abertura 16h.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.