Time Out São Paulo

Mostra 80 anos José Mojica Marins

Este evento terminou

Mostra 80 anos José Mojica Marins

Data 10 Mar-04 Abr

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana

Telefone (11) 3512 6111

Para comemorar os 80 anos do cineasta José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão, a Cinemateca Brasileira traz uma mostra que exibe 20 filmes – entre clássicos e raridades – do diretor que é um dos mais subestimados da história do cinema brasileiro. Destaque para três exibições na tela externa da Cinemateca: Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver (no dia 12 de março), O Despertar da Besta (26/03), e Quando os Deuses Adormecem (02/04).

Confira a programação completa com sinopses:

10/03 Quinta
SALA BNDES
19h30 O Estranho Mundo de Zé do Caixão, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Osvaldo de Souza, Nidi Reis e Nivaldo de Lima
São Paulo, 1968, pb, 35mm, 76’ | exibição em 35mm
Zé do Caixão desfia sua filosofia doentia e introduz três contos de horror. Em O Fabricante de Bonecas, marginais invadem a casa de um velhinho e descobrem o segredo da confecção de suas bonecas, cujo principal detalhe são os olhos realistas. Em Tara, um pobre vendedor de balões fica obcecado por uma garota que ele segue nas ruas, só conseguindo possuí-la após sua morte. Em Ideologia, um excêntrico professor enfrenta um rival e tenta provar que o instinto prevalece sobre a razão, com fortes doses de canibalismo e sadomasoquismo.

11/03 Sexta
SALA BNDES
19h Exorcismo Negro, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Jofre Soares, Ariane Arantes, Walter Stuart
São Paulo, 1974, cor, 35mm, 100’ | exibição em 35mm
Após uma entrevista na qual nega a existência de Zé do Caixão, o cineasta José Mojica Marins parte em férias para a casa de campo de um amigo. Lá reencontra Álvaro, sua esposa Lúcia, e as três filhas, e fica sabendo que Wilma, a mais velha, está noiva de Carlos. Logo, fenômenos sobrenaturais passam a se manifestar na casa e Mojica descobre que Wilma fora prometida ao diabo, numa missa negra conduzida por ninguém menos que Zé do Caixão! Ele fica chocado ao contemplar a existência em carne e osso de seu personagem, acontecendo o inevitável confronto entre criador e criatura.
21h À Meia Noite Levarei sua Alma, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Magda Mei, Nivaldo de Lima, Valéria Vasquez
São Paulo, 1964, pb, 35mm, 81’| exibição em 35mm
O cruel e sádico coveiro Zé do Caixão - temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior - é obcecado em gerar o filho perfeito, que possa dar-lhe a continuidade de seu sangue. Sua esposa não pode engravidar e ele acredita que a namorada de seu amigo seja a mulher ideal que procura. Após ser violentada por Zé, a moça jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou.

12/03 Sábado
SALA BNDES
19h A Estranha Hospedaria dos Prazeres, de Marcelo Motta
Com: José Mojica Marins, Rosalvo Caçador, Marizeth Baumgarten e Luzia Zaracausca
São Paulo, 1976, cor, 35mm, 81’ | exibição em 35mm
Durante uma noite de tempestade várias pessoas se abrigam numa estranha hospedaria de estrada - um casal de noivos, três industriais, um grupo de motoqueiros, um gigolô, uma adúltera, entre outros; revelam seus problemas afetivos e sexuais e descobrem que o local se encontra no além, destinada a abrigar os que partiram desta vida e não alcançaram o estado da graça.
ÁREA EXTERNA
21h Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Roque Rodrigues, Nádia Tell, William Morgan, Tina Wohlers,
São Paulo, 1966, cor/pb, 108’ | exibição em HDCam
Zé do Caixão tenta encontrar, através de provas de sadismo, a donzela que será a mãe de seu filho, indispondo-se contra a população, sonhando com o Inferno e morrendo vingado pelas vítimas de seus crimes.

13/03 Domingo
SALA BNDES
18h Sexo e Sangue na Trilha do Tesouro, de José Mojica Marins
Com: Roque Rodrigues, Rosângela Maldonado, Andréa Bryan
São Paulo, 1971, pb, 35mm, 83’ | exibição em 35mm
Uma gangue de marginais organiza uma expedição às selvas amazônicas em busca de um tesouro perdido. Aos poucos os integrantes da expedição entram em conflito por causa de ouro e mulheres, matando-se uns aos outros.
20h Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Jece Valadão, Adriano Stuart, Milhem Cortaz
São Paulo, 2008, cor, 35mm, 93’ I exibição em 35mm
Após quarenta anos preso numa cela para doentes mentais, Zé do Caixão é finalmente libertado. Novamente em contato com as ruas, o sádico coveiro recebe ajuda do corcunda Bruno e de outros seguidores para cumprir a mesma meta que o levou preso: encontrar a mulher que possa lhe gerar um filho perfeito. Enquanto não é encontrado pelos inimigos, ele segue seu caminho pela cidade de São Paulo, deixando um rastro de horror.

17/03 Quinta
SALA BNDES
18h D’Gajão Mata Para Vingar, de José Mojica Marins
Com: Walter Portella, Ana Nielsen, Eddio Smâncio, Grancinda Freire
São Paulo, 1971, cor, 35mm, 93’|exibição em 35 mm
Num acampamento cigano, D’Gajão e Nadja celebram seu casamento. Perto dali o capataz Justino tenta seduzir a filha de seu patrão, mas a moça morre ao bater a cabeça numa pedra. Justino culpa os ciganos pela morte, comandando um massacre no acampamento. O único sobrevivente é D’Gajão, que persegue os bandidos numa vingança insaciável, tentando salvar sua noiva, raptada pelo inescrupuloso fazendeiro.
20h Meu Destino em suas Mãos, de José Mojica Marins
Com: Franquito, Alvino Cassiano, Nilton Batista, Delmo Demarcos
São Paulo, 1963, pb, 35mm, 80’| exibição em 16mm
O drama de cinco crianças pobres que vivem infelizes com suas respectivas famílias. Cansados de abuso e desprezo, os amigos fogem de casa e saem a pé pelas estradas, acompanhados apenas pelo violão e pela cantoria de Carlito, o mais velho deles.

18/03 Sexta
SALA BNDES
19h Inferno Carnal, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Luely Russo, Osvaldo de Souza, Helena Ramos
São Paulo, 1976, cor, 35mm, 85’ | exibição em 35mm
Jorge é um cientista. Raquel, sua mulher, tem um amante, Oliver, e, para viver com ele em liberdade, atira no marido um vidro de ácido. Enquanto ele se recupera no hospital, Raquel e Oliver gastam a fortuna do cientista. Após meses hospitalizado, o Dr. George volta para casa com um sombrio plano de vingança em mente.
21h Delírios de um Anormal, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins (dublado por João Paulo Ramalho), Jorge Peres, Magna Miller
São Paulo, 1978, cor/pb, 35mm, 86’ | exibição em 35mm
Um psiquiatra, obcecado pela figura de Zé do Caixão, passa a ter delírios nos quais sua esposa é raptada pela malévola criatura. José Mojica Marins, criador do personagem, procura auxiliá-lo e, por meio de hipnotismo, provoca uma luta ferrenha entre as forças do mal e do bem.

19/03 Sábado
SALA BNDES
17h Mundo Mercado do Sexo, de José Mojica Marins,
Com: José Mojica Marins, Barbara Prado, David Hungaro, Marly Palauro
São Paulo, 1977-78, cor, 35mm, 81’| exibição em 35mm
Na véspera de Natal, Mauro – repórter de um grande jornal – tem 24 horas para encontrar uma manchete para a primeira página. Ele sai então pelas ruas à procura de uma grande notícia, mas sem sucesso ao desespero. Enquanto isso, sua esposa em casa precisa urgentemente de dinheiro para socorrer o filho atropelado, e vai buscar ajuda com o editor do jornal. Enquanto procura uma manchete, o repórter nem imagina que ele próprio será notícia no dia seguinte.
19h Demônios e Maravilhas – O Diabólico Reino de Zé do Caixão, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Nilcemar Layart, Satã, Lírio Bertelli, Carmem Marins
São Paulo, 1978-1994, cor, 16mm, 50’ | exibição em 35mm
Anunciado como um “registro biográfico da luta do criador para manter a sua criação com cenas reais e cenas adaptadas cinematograficamente”, neste documentário Mojica recria fatos decisivos em sua vida, como sua prisão arbitrária, seu problema com alcoolismo e até sua suposta morte por alguns minutos. A segunda parte desta cinebiografia de Mojica intitula-se “Alucinação Macabra”, ainda incompleto.
20h20 Exorcismo Negro

20/03 Domingo
SALA BNDES
18h A Virgem e o Machão, de J. Avelar
Com: Aurélio Tomassini, Esperança Villanueva, Walter C. Portella
São Paulo, 1973, cor, 35mm, 90’| exibição em 35mm
Numa cidadezinha do interior, um médico recém-chegado - orgulhoso de seu talento para conquistar as mulheres - aceita o desafio de tentar derreter a prostituta mais fria da cidade: Maria Sorvete, mais interessada em chupar um picolé do que fazer sexo. Quando descobrem o jogo de seus maridos, as mulheres traídas decidem dar o troco, apostando qual delas conseguirá conquistar primeiro o médico machão.
20h Como Consolar Viúvas, de J. Avelar.
Com: Vic Barone, Vosmarline, Zélia Diniz, Lorenia Machado, Walter Portella
São Paulo, 1976, cor, 35mm, 93’ | exibição em 35mm
Aquiles d’Almeida Torres é um ator espertalhão que vive de dar golpes. Ao ver no jornal que três empresários milionários desapareceram há seis meses num acidente aéreo, ele arquiteta um novo plano para ficar rico. Com a ajuda do mordomo Vitório e de seus próprios talentos dramáticos, ele se passa pelos falecidos maridos e tira proveito das três viúvas solitárias. Sedentas por sexo, as mulheres não resistem e se entregam aos supostos fantasmas, apesar da vigilância constante da severa Tia Dadá.

24/03 Quinta
SALA BNDES
18h O Estranho Mundo de Zé do Caixão
20h A Mulher que põe a Pomba no ar, de José Mojica Marins
Com: Rosângela Maldonado, Luandy Maldonado, Marta Lupiani, Tereza Rodrigues
São Paulo, 1978, cor, 35mm, 86’| exibição em Betacam digital
Após ser traída pelo marido, uma cientista se vinga desenvolvendo uma fórmula que transforma seres humanos em criaturas voadoras. Ela utiliza duas garotas como cobaia de sua invenção, tornando-as em mulheres-pombas, que voam pela noite, atacando e matando homens adúlteros. Porém a cientista se apaixona pelo homem encarregado da investigação dos assassinatos, permitindo que ele destrua sua invenção.

25/03 Sexta
SALA BNDES
19h A Estranha Hospedaria dos Prazeres
21h Trilogia do Terror, de José Mojica Marins, Luís Sergio Person e Ozualdo Candeias
São Paulo, 1968, pb, 35mm, 102’ | exibição em 35mm
Compilado de três episódios macabros realizados por três cineastas: Pesadelo macabro, de José Mojica Marins, Procissão dos mortos, de Luís Sergio Person e O acordo, de Ozualdo Candeias.

26/03 Sábado
SALA BNDES
19h Sexo e Sangue na Trilha do Tesouro
ÁREA EXTERNA
21h O Despertar da Besta (O Ritual dos Sádicos), de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Sérgio Hingst, Ozualdo Candeias Andréa Bryan
São Paulo, 1969, cor e pb, 35mm, 92’ | exibição em 35mm
Um psiquiatra injeta LSD em quatro voluntários para estudar os efeitos do tóxico sob a influência da imagem de Zé do Caixão. O personagem aparece de maneira diferente nos delírios psicodélicos de cada um, misturando sexo, perversão e sadismo.
Classificação indicativa 16 anos.

27/03 Domingo
SALA BNDES
18h Mundo Mercado do Sexo
20h A Mulher que põe a Pomba no ar

31/03 Quinta
SALA BNDES
18h O Despertar da Besta (O Ritual dos Sádicos)
20h Inferno Carnal

01/04 Sexta
SALA BNDES
19h À Meia Noite Levarei sua Alma
21h Esta Noite Encarnarei no seu Cadáver

02/04 Sábado
SALA BNDES
19h Finis Hominis, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Tereza Sodré, Carlos Reichenbach, Claudia Tucci
São Paulo, 1971, cor, 35mm, 89’ |exibição digital
Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade, interferindo de várias maneiras em episódios cotidianos, sempre em busca de justiça. Assumindo o nome Finis Hominis, ele é tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres. Uma mulher adúltera e um marido traído - ambos salvos por Finis - são seus maiores seguidores, ao lado de um bando de hippies.
ÁREA EXTERNA
21h Quando os Deuses Adormecem, de José Mojica Marins
Com: José Mojica Marins, Andréa Bryan, Amires Paranhos, Sabrina Marquezine,
São Paulo, 1970-2, cor/pb, 35mm, 82’| exibição em 35mm
Quando os deuses se recolhem para um repouso, as forças do mal aproveitam para subjugar a terra. É a deixa para que Finis sinta a necessidade de sair mais uma vez do hospital para pôr ordem nas ruas. Ele interfere em episódios isolados, sempre promovendo a paz e desmascarando charlatões. Paralelamente, há o drama do hospício prestes a fechar as portas por não estar recebendo os cheques de um benfeitor anônimo.

03/04 Domingo
SALA BNDES
18h O Estranho Mundo de Zé do Caixão
20h Encarnação do Demônio

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus