Cine Phenomena - Alejandro Jodorowsky

Sáb 26 Mar

Divulgação
Cena do filme 'El Topo'

Este evento terminou

Projeto especializado em exibições de filmes de fantasia, horror e ficção científica, o Cine Phenomenae traz mensalmente o melhor do cinema que explora o lado mais ousado e não convencional da sétima arte. Nessa edição, o evento traz duas das obras mais controversas do visionário cineasta franco-chileno Alejandro Jodorowsky: A Montanha Sagrada (filme que causou furor no Festival de Cannes de 1973) e o western psicodélico El Topo.

Confira a programação completa e sinopses:

17h
A Montanha Sagrada (The Holy Mountain, EUA, 1973, 114min, bluray, fantasia, 18 anos)
direção: Alejandro Jodorowsky - elenco: Alejandro Jodorowsky, Horacio Salinas e Ramona Saunders
A Montanha Sagrada é uma enxurrada de imagens profanas e simbolismo existencial representando a busca espiritual pela iluminação por meio do confronto da ilusão com a verdade. O Alquimista (Jodorowsky) reúne um grupo de pessoas de vários estilos de vida para representar os planetas do sistema solar. A intenção oculta do adepto é encaminhar seus recrutas por estranhos ritos místicos e despi-los de suas bagagens mundanas antes de embarcarem em uma viagem para a Ilha de Lótus. Lá eles ascendem à Montanha Sagrada a fim de destronar os deuses imortais que secretamente governam o universo. O filme foi um escândalo no Festival de Cannes de 1973 e continua sendo uma experiência desafiadora mesmo para os cinéfilos mais ousados.

20h
El Topo (El Topo, México, 1970, 125min, bluray, faroeste, 16 anos)
direção: Alejandro Jodorowsky - elenco: Alejandro Jodorowsky, Brontis Jodorowsky, José Legarreta
Das várias lendas que cercam esse filme, uma conta que John Lennon exigiu que o gerente de sua gravadora comprasse os direitos da obra para exibi-lo em Nova York. Em pouco tempo o filme se tornou um cult nas sessões de meia-noite no circuito underground. El Topo (Alejandro Jodorowsky), um pistoleiro que veste negro, inicia uma transformadora jornada pelo deserto. Lá ele desafia quatro mestres guerreiros, testemunha a violência brutal de um mundo sádico e cruel e se declara Deus. Topo é acompanhado pelo filho (Brontis Jodorowsky), que deve enterrar sua infância para se tornar um homem. Um filme poderoso, selvagem e bizarro, em que Jodorowsky abre mão de toda e qualquer convenção para se expressar artística e intelectualmente com 100% de liberdade. O resultado é um dos filmes mais interessantes, controversos e originais de todos os tempos e que dificilmente deixará um espectador indiferente.

Serviço

Centro Cultural São Paulo


Endereço Rua Vergueiro, 1000

Paraíso, São Paulo

Estações próximas 1, Vergueiro

Telefone (11) 3397-4002

Site de Centro Cultural São Paulo

R$1

Data Sáb 26 Mar

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.