Time Out São Paulo

Por que você quer fechar a minha escola?

Este evento terminou

Por que você quer fechar a minha escola?

Data Seg 18 Abr

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

O documentário que retrata a ocupação das escolas estaduais de São Paulo no final de 2015 ganha três exibições na cidade. Com foco maior na E. E. Fernão Dias Paes e seus ocupantes, como a Laura, o Daniel, o Jonathan e a Ingrid, Por que você quer fechar a minha escola? mostra a forma de organização interna dos estudantes na escola, bem como os sentimentos dos jovens e suas críticas à sociedade que os exclui.

O filme foi feito por pessoas de dentro da ocupação, secundaristas que participaram da luta, mesclando a visão política e poética do movimento, além de dar força para que ele continuasse após as desocupações.

Já nos últimos dias de 2015, os estudantes estaduais da cidade de São Paulo foram à luta contra a reorganização escolar proposta pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin. Mais de cem escolas foram ocupadas e a visibilidade dos participantes tomou dimensões inacreditáveis para quem acompanhou o movimento desde o começo.

Além da luta, os estudantes se articularam para organizar as ocupações de modo que a escola se tornasse um ambiente democrático, organizado e livre. Mais do que barrar a reorganização, os estudantes reinventaram a si próprios, aprenderam sobre o que é fazer política e começaram a ver com outros olhos a educação tradicional.

Confira os dias e locais de exibição:

Dia 6 de abril (quarta-feira)
19h30 - Centro Cultural Tapera Taperá (Avenida São Luís, 187)

Dia 13 (quarta-feira)
14h - FGV (Rua Itapeva, 432)

Dia 18 (terça-feira)
18h - FFLCH - Departamento de Geografia (Avenida Prof. Lineu Prestes, 338)

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus