Por que você quer fechar a minha escola?

Seg 18 Abr

Divulgação

Este evento terminou

O documentário que retrata a ocupação das escolas estaduais de São Paulo no final de 2015 ganha três exibições na cidade. Com foco maior na E. E. Fernão Dias Paes e seus ocupantes, como a Laura, o Daniel, o Jonathan e a Ingrid, Por que você quer fechar a minha escola? mostra a forma de organização interna dos estudantes na escola, bem como os sentimentos dos jovens e suas críticas à sociedade que os exclui.

O filme foi feito por pessoas de dentro da ocupação, secundaristas que participaram da luta, mesclando a visão política e poética do movimento, além de dar força para que ele continuasse após as desocupações.

Já nos últimos dias de 2015, os estudantes estaduais da cidade de São Paulo foram à luta contra a reorganização escolar proposta pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin. Mais de cem escolas foram ocupadas e a visibilidade dos participantes tomou dimensões inacreditáveis para quem acompanhou o movimento desde o começo.

Além da luta, os estudantes se articularam para organizar as ocupações de modo que a escola se tornasse um ambiente democrático, organizado e livre. Mais do que barrar a reorganização, os estudantes reinventaram a si próprios, aprenderam sobre o que é fazer política e começaram a ver com outros olhos a educação tradicional.

Confira os dias e locais de exibição:

Dia 6 de abril (quarta-feira)
19h30 - Centro Cultural Tapera Taperá (Avenida São Luís, 187)

Dia 13 (quarta-feira)
14h - FGV (Rua Itapeva, 432)

Dia 18 (terça-feira)
18h - FFLCH - Departamento de Geografia (Avenida Prof. Lineu Prestes, 338)

Serviço

Data Seg 18 Abr

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.