Time Out São Paulo

Clássicos do Cinema Francês

Este evento terminou

Clássicos do Cinema Francês

Data 19-22 Mai

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana

Telefone (11) 3512 6111

A mostra exibide 19 clássicos restaurados em cópias digitais e em 35mm de grandes cineastas franceses, como O Demônio das Onze Horas e O Desprezo, de Jean-Luc Godard; Carrossel da Esperança, de Jacques Tati; Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy; French Cancan e A Grande Ilusão, de Jean Renoir; e 35 Doses de Rum, de Claire Denis (que ganhou até uma mostra própria no Cinusp). Além das exibições nas salas da Cinemateca, serão realizadas duas sessões na área externa de Beijos de Emergência e Já não Ouço a Guitarra, de Philippe Garrel.

Entre os pioneiros, mestres e realizadores contemporâneos do cinema francês contemplados pela mostra estão também Méliès (Viagem à Lua), Georges Franju (Os Olhos sem Rosto), Jean Vigo (Zero de Conduta), François Truffaut (O Último Metro), Robert Bresson (Batedor de Carteiras) e Abdellatif Kechiche (A Esquiva). Compõem, ainda, a programação Amores de Apache, de Jacques Becker; O Demônio da Argélia, de Julien Duvivier; Desejos Proibidos, de Max Ophüls; e Van Gogh, de Maurice Pialat.

Confira a programação completa e sinposes:

14/04 QUINTA
SALA BNDES
19h
French Cancan, de Jean Renoir
Com: Jean Gabin, Françoise Arnoul, María Félix.
França, 1955, 35mm, cor, 115’ |exibição em DCP | legenda eletrônica
Danglard é o diretor de uma casa de espetáculos em Montmartre: o Paravent Chinois. Sua amante, uma atriz chamada de Belle Abbesse, é a estrela do lugar. Para atrair uma clientela burguesa, ele decide relançar uma dança fora de moda, o cancan, e construir um novo estabelecimento: o Moulin Rouge. E lá, graças aos sentimentos do príncipe Alexandre, a jovem lavadeira Nini se tornará uma nova estrela.
21h O Demônio da Argélia, de Julien Duvivier
Com: Jean Gabin, Mireille Balin, Line Noro
França, 1937, 35mm, pb, 94’ |exibição em DCP | legenda eletrônica
Pépé le Moko é um gangster francês foragido em Casbah, na Argélia. Lá, ele está seguro da polícia que o persegue loucamente. Contudo, ele sente falta da liberdade e, após encontrar uma linda turista por quem se apaixona, seu desejo de voltar aumenta. A polícia então tentará usá-la para capturá-lo.

15/04 SEXTA
SALA BNDES
18h
Desejos Proibidos, de Max Ophüls
Com: Danielle Darrieux, Jean Debucourt, Vittorio De Sica.
França, 1953, 35mm, pb, 105’ |exibição em DCP | legenda eletrônica
Paris, final do século XIX. Louise, esposa do general André, vende um par de brincos que ganhou de presente do marido para pagar suas dívidas. A joia volta então às mãos de André, que entrega à sua amante, Lola, que partirá em breve. Por fim, os mesmos brincos encontram o Barão Fabrizio Donati, um diplomata italiano por quem Louise cai de amores.
20h 35 Doses de Rum, de Claire Denis
Com: Alex Descas, Djédjé Apali, Grégoire Colin
FRA e ALE, 2008, cor, 35mm, 100’ | exibição em 35mm | legenda eletrônica
Lionel, um viúvo, criou sozinho sua filha Josephine. Agora que ela cresceu, a vida a dois começa a se parecer com a de um casal. Eles cuidam um do outro como se o amanhã nunca fosse chegar.

16/04 SÁBADO
SALA BNDES
18h
Os Olhos sem Rosto, de Georges Franju
Com: Alida Valli, Edith Scob, Pierre Brasseur
França e Itália, 1960, 35mm, pb, 88’ |exibição em DCP | legenda eletrônica
O cirurgião Genessier deseja remodelar o rosto de sua filha Christiane, que teve o rosto desfigurado após um acidente de carro. Mas para ele realizar o processo, ele terá que arrancar a pele de outras garotas.
20h Viagem à Lua, de Georges Méliès
Com François Lallement, Georges Méliès, Bluette Bernon
França, 1908, pb, 35mm, 13’ | exibição em DCP
O professor Barbenfouillis convence seus colegas a participarem de uma viagem de exploração à Lua. Lá eles encontram habitantes hostis que o levam ao seu rei. Os terráqueos são capturados e devem fugir para retornar ao nosso planeta.
Zero de conduta, de Jean Vigo
Com: Louis de Gonzague, Raphaël Diligent, Jean Dasté
França, 1933, pb, 35mm, 47’ | exibição em DCP | legenda eletrônica
De volta aos tempos de escola num colégio do interior: as bagunças dentro do dormitório, a punição severa, a recreação, o estudo indisciplinado e os confrontos com a administração. Uma noite os garotos internos decidem se libertar da autoridade dos adultos e uma revolta arrebenta. Esta é a obra mais autobiográfica de Jean Vigo.
ÁREA EXTERNA
21h Beijos de emergência, de Philippe Garrel
Com: Anémone, Brigitte Sy, Philippe Garrel, Louis Garrel
França, 1989, pb, 35mm, 83’ | exibição em 35mm | legendas em português
Mathieu, diretor, se prepara para gravar um novo filme. Ele escolhe como protagonista, uma atriz famosa. Porém, sua esposa Jeanne, acredita que a história do filme é autobiográfica. Ela considera essa escolha como uma traição.

17/04 DOMINGO
SALA BNDES
18h
Carrossel da Esperança, de Jacques Tati
Com: Jacques Tati, Paul Frankeur, Guy Decomble
França, 1949, pb, 35mm, 77’|exibição em DCP | legenda eletrônica
Uma vez por ano, uma feira traz, para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Numa das sessões, François, o carteiro do local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio chegar mais rápido.
20h Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy
Com: Catherine Deneuve, Nino Castelnuovo, Marc Michel
FRA e ALE, 1964, 35mm, cor, 91’ |exibição em DCP | legenda eletrônica
Geneviève Emery, cuja mãe possui um comércio de guarda-chuvas, é uma adolescente de 17 anos que se vê obrigada a decidir entre esperar por seu amor, um mecânico de 20 anos que foi servir ao exército na Argélia, ou se casar com um comerciante de diamantes, que se propõe a criar o bebê que ela espera como se fosse seu. Vencedor da Palma de Ouro, Festival de Cannes, em 1964.

21/04 QUINTA
SALA BNDES
19h
Amores de Apache, de Jacques Becker
Com: Simone Signoret, Claude Dauphin, Raymond Bussières, Dominique Davray
França, 1952, pb, 35mm, 96’ | DCP | legenda eletrônica
Namorada de um criminoso se apaixona por um carpinteiro, criando um arriscado triângulo amoroso. Uma história de amor, morte, amizade e ciúmes na “Belle Époque”. Rendeu o BAFTA de melhor atriz internacional à Claude Dauphin.
21h Batedor de Carteiras, de Robert Bresson
Com: Martin LaSalle, Marika Green, Pierre Leymarie
França, 1959, pb, 35mm, 75´ |exibição em DCP | legendas em português
Michel começa a bater carteiras por dinheiro, depois por prazer e adrenalina, até o estranho hobby tornar-se um vício. Preso, ele reflete sobre o assunto, pensa na família e na namorada, Jeanne, mas por fim a obsessão fala mais alto e ele volta ao crime – agora muito mais habilidoso.

22/04 SEXTA
SALA BNDES
19h
A Esquiva, de Abdellatif Kechiche
Com: Osman Elkharraz, Sabrina Ouazani, Sara Forestier
França, 2003, cor, 117’ | exibição em DCP | legendas em português
Adolescentes do subúrbio de Paris descobrem o amor enquanto encenam uma peça de Marivaux. Krimo quinze anos, marrento e tímido, tenta conquistar a bela Lydia e planeja usar as palavras do dramaturgo para declarar seu amor. A tarefa, simples na teoria, acaba revelando-se muito mais difícil que o esperado.
20h20 O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard.
Com: Anna Karina, Jean-Paul Belmondo.
França e Itália, 1965, 35mm, cor, 105’ |exibição em DCP | legendas em português
Casado com uma italiana e entediado com sua vida na alta sociedade, o professor espanhol Ferdinand foge em direção ao sul com Marianne, após um cadáver ser encontrado na casa dela. Eles caem na estrada e deixam um rastro de roubos por onde passam.

23/04 SÁBADO
SALA BNDES
17h
Demônio da Argélia
19h O Desprezo, de Jean-Luc Godard
Com: Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Fritz Lang
França, 1963, 35mm, cor, 100’ |exibição em DCP | legendas em português
Paul Javal é um roteirista que planeja ir a Roma trabalhar em uma adaptação da obra “A Odisséia”, que contará com a direção de Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.
21h O Último Metro, de François Truffaut
Com: Catherine Deneuve e Gérard Depardieu
França, 1980, 35mm, cor, 130’ |exibição em DCP | legenda eletrônica
Em 1942, Marion Steiner, atriz, retoma a direção do teatro Montmarte que seu marido, um judeu alemão, teve de abandonar. Como primeiro espetáculo, ela monta uma peça que seu marido deveria dirigir. Lucas Steiner, no entanto, não pode sair de Paris e está escondido num porão do próprio teatro transformado em quarto. E é dali que secretamente dá continuidade ao seu trabalho de direção.

24/04 DOMINGO
SALA BNDES
17h30
French Cancan
19h30 Van Gogh, de Maurice Pialat
Com: Jacques Dutronc, Bernard Le Coq, Elsa Zylberstein
França, 1991, 35mm, cor, 158’ |exibição em DCP | legenda eletrônica
Dramatização das últimas semanas do lendário pintor Van Gogh. No final da primavera de 1890, o artista se muda para Auvers-sur-Oise, hospedando-se sob os cuidados do Dr. Gachet. Acompanhamos seu desenvolvimento amoroso com a filha do Dr. Gachet e seu relacionamento conturbado com seu irmão, Theo. Com uma linda fotografia que remete às obras de Renoir e Manet, Pialat realiza um fascinante retrato da vida do pintor. Vencedor do César de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor (1992).

28/04 QUINTA
SALA BNDES
19h
35 Doses de Rum
21h A Eesquina

29/04 SEXTA
SALA BNDES
19h
Viagem à Lua e Zero de Conduta
20h20 Van Gogh

30/04 SÁBADO
SALA BNDES
17h
Desejos Proibidos
19h A Grande Ilusão
ÁREA EXTERNA
21h Já não Ouço a Guitarra, de Philippe Garrel
Com: Benoît Régent, Brigitte Sy, Johanna Ter-Steege, Mireille Perrier, Yann Collette
França, 1991, 35mm, cor, 98’ |exibição em 35mm | legendas em português
Gerard havia encontrado sua felicidade: o amor, o simples amor que dá sentido à vida. Marianne e ele estavam em Positano há algum tempo com Martin, melhor amigo de Gerard, e Lola, sua companheira. O grupo retorna à Paris, e Gerard passa todas as noites na casa de Martin fumando haxixe, tocando guitarra e falando de Marianne. Mas, um dia, ela o deixa por causa de um outro homem.

01/05 DOMINGO
SALA BNDES
17h
Amores de Apache
19h O Último Metrô

05/05 QUINTA
SALA BNDES
19h
Os Olhos sem Rosto
21h Beijos de Emergência

06/05 SEXTA
SALA BNDES
19h
Carrossel da Esperança
20h30 A Grande Ilusão, de Jean Renoir
Com: Jean Gabin, Marcel Dalio, Pierre Fresnay.
França, 1937, 35mm, pb, 108’ |exibição em DCP | legenda eletrônica
Durante a Primeira Guerra Mundial, num campo de prisioneiros na fronteira franco-alemã, as dificuldades levam homens antes inimigos a se unirem. Os gestos de solidariedade prevalecem sobre o conceito de nacionalidade e razões políticas. As ligações entre os dois oficiais inimigos parecem mais fortes que as de soldados de um mesmo exército.

07/05 SÁBADO
SALA BNDES
16h
Os Guarda-Chuvas do Amor
18h O Demônio das Onze Horas

08/05 DOMINGO
SALA BNDES
18h
Batedores de Carteira
20h O Desprezo

19/05 QUINTA 
SALA BNDES
20h Pickpocket

20/05 SEXTA 
SALA BNDES
20h A Esquiva

21/05 SÁBADO
SALA BNDES
18h
Carrossel da Esperança
20h O Desprezo

22/05 DOMINGO
SALA BNDES
17h
Beijos de Emergência
19h Já não Ouço a Guitarra

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus