A mostra traz, pela primeira vez ao Brasil, uma retrospectiva completa do animador americano. Serão exibidos ao todo 45 filmes, sendo sete longas-metragens e 38 curtas. Bill Plympton é considerado pela crítica especializada e pelo mercado cinematográfico o rei da animação indie. Ele negou contratos milionários com a Disney e concorreu ao Oscar duas vezes com seus trabalhos autorais.
“Quando vi as animações de Bill Plympton pela primeira vez em uma sessão do Anima Mundi há vinte anos, fiquei pasmo. Eu não sabia que aquilo era permitido! Era diferente de tudo que eu já havia visto! É uma alavanca para qualquer aspirante ou profissional de animação. E é exorbitantemente pândego, excepcionalmente hilariante para o grande público. Quanto mais as pessoas veem filmes do Plympton, mais filmes dele querem assistir! Não vou me surpreender se – após esta mostra – o próximo longa-metragem do Bill conseguir pela primeira vez na história, distribuição nos cinemas brasileiros”, conta o curador Marão.
Como parte da programação, serão realizados debates sobre animação e uma Master Class com Bill Plympton. A Master Class acontece no dia 15 de abril (sexta-feira), às 18h30, no Caixa Belas Artes. Já o debate 'Produção De Animação Autoral' acontece na quinta-feira (14), com a participação de animadores como Rosana Urbes, Fábio Yamaji, Thomas Larson e César Cabral.
Confira a programação completa no site mostrabillplympton.com.br.