Time Out São Paulo

Trágica, Mente Brilhante – Irmãos Coen

Este evento terminou

Trágica, Mente Brilhante – Irmãos Coen

R$1

Data 31 Mai-01 Jun

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Telefone (11) 3397-4002

Estações próximas
1, Vergueiro

A retrospectiva exibe 16 filmes dirigidos pelos irmãos Ethan e Joel Coen nas últimas três décadas. A mostra é uma oportunidade de imersão no trabalho dos cineastas que de forma muito criativa fazem do humor negro tema recorrente e marcante em suas obras.

Confira a programação completa com sinopses:

19/5 - quinta
16hArizona nunca mais (Raising Arizona, EUA, 1987, 94min, full HD, comédia, 12 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Nicolas Cage, Holly Hunter e Trey Wilson. O ex-presidiário H.I. McDonnough e a policial Edwina se casam e descobrem que não podem ter filhos. Sem conseguir sequer adotar uma criança, o casal resolve roubar um dos bebês do magnata Nathan Arizona. Logo eles descobrem que criar um filho é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando bandidos loucos pela recompensa desejam recuperar a criança.
18h - Ajuste Final (Miller's Crossing, EUA, 1990, 120min, full HD, drama, livre).
Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Gabriel Byrne, Marcia Gay Harden e John Turturro. 1929. Leo é um veterano gângster irlandês que detém o controle do lado Leste da cidade. Para cuidar dos afazeres corriqueiros ele conta com Tom Reagan , seu braço direito. Johnny Caspar, que anda sempre com seu capanga Eddie, é seu grande rival pelo controle da cidade. O império de Leo começa a ruir ao descobrir que Tom está envolvido com Verna, sua mulher.
20h30Barton Fink - Delírios de Hollywood (Barton Fink, EUA, 1991, 116min, full HD, comédia dramática, 16 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: John Turturro, John Goodman e Michael Lerner. Nova York, 1941. Barton Fink é o dramaturgo do momento e toda a Broadway, além da imprensa, se curva ao seu talento. Como consequência Fink vai para Hollywood para escrever um roteiro para um filme B, que aborda a luta livre. Ele se hospeda em Los Angeles para ficar longe de tudo e todos e se concentrar no seu roteiro. Porém ele é atingido por um bloqueio. Charlie Meadows, seu vizinho, um amigável vendedor de seguros, tenta ajudá-lo, mas diversos acontecimentos bizarros aliados a um calor infernal surgem na vida de Barton.

20/5 - sexta
16h - E aí, meu irmão, cadê você? (O Brother, Where Art Thou?, EUA, 2000, 106min, full HD, comédia, 12 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: George Clooney, John Turturro e Tim Blake Nelson. Em plena Era da Depressão Americana, três prisioneiros de uma cadeia do Mississipi conseguem escapar. Sem nada a perder, Everett Ulysses McGill, o doce e amável Delmar e o sempre zangado Pete, o trio embarca na aventura de suas vidas, na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. Só que um xerife misterioso parte para tentar recapturá-los.
18h30O Amor Custa Caro (Intolerable Cruelty, EUA, 2003, 100min, full HD, comédia, 12 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: George Clooney, Catherine Zeta-Jones e Geoffrey Rush. Miles Massey é um advogado especialista em divórcios que tem feito bastante sucesso ultimamente e busca novos desafios para sua carreira. Miles encontra o que procura em Marylin Rexroth, uma mulher que deseja se tornar rica por meio do dinheiro conseguido em diversas separações. Miles passa a ser o advogado de seu ex-marido, Rex Rexroth, para tentar encerrar seus planos, mas acaba se tornando o próximo alvo de Marylin em sua lista de pretendentes.
20h30 - Matadores de Velhinha (The Ladykillers, EUA, 2004, 104min, full HD, comédia, 14 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Tom Hanks, Irma P. Hall e Marlon Wayans. O professor G.H. Dorr tem um plano para assaltar um cassino. Ele aluga um quarto na casa de uma senhora e convoca seus comparsas para discutir o plano de ação. A situação se complica quando a senhora descobre o plano, o que faz com que os ladrões tentem eliminá-la de qualquer maneira.

21/5 - sábado
16h - Um Homem Sério (A Serious Man, EUA, 2010, 106min, full HD, 16 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Michael Stuhlbarg, Sari Lennick e Richard Kind. 1967. Larry Gopnik trabalha como professor de física na Universidade de Midwestern. Ele vê sua vida mudar radicalmente quando sua esposa, Judith, decide deixá-lo por Sy Ableman. Além disso, uma carta anônima ameaça sua carreira na universidade. Larry ainda precisa lidar com os problemas de Arthur, seu irmão, que mora em sua casa; seu filho Danny, problemático e rebelde; e ainda Sarah, sua filha, que constantemente pega dinheiro de sua carteira para uma cirurgia plástica no nariz. Sem saber o que fazer, Larry busca os conselhos de três rabinos.
18h - Bravura Indômita (True Grit, EUA, 2011, 110min, full HD, faroeste, 16 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld e Josh Brolin. O pai de Mattie Ross foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney . Em busca de vingança, ela resolve contratar um xerife beberrão, Reuben J. Cogburn. Inicialmente ele recusa a oferta, mas, como precisa de dinheiro, acaba aceitando. Mattie exige ir junto com Reuben, o que não lhe agrada. Para capturar Shaney eles precisam entrar em território indígena e encontrá-lo antes de La Boeuf, um policial do Texas que está à sua procura devido ao assassinato de outro homem.
20h30Barton Fink - Delírios de Hollywood

22/5 - domingo
16hArizona nunca mais
18h - Ajuste Final
20h30 - E aí, meu irmão, cadê você?

24/5 - terça
16h - O Amor Custa Caro
18hMatadores de Velhinha
20h15 - Um Homem Sério

25/5 - quarta
15h30 - Bravura indômita
17h30 - Barton Fink - Delírios de Hollywood
20h - Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum (Inside Llewyn Davis, EUA, 2013, 105min, full HD, drama, musical, 12 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Oscar Isaac, Carey Mulligan e Justin Timberlake. Llewyn Davis é um cantor e compositor que sonha em viver da sua música. Com o violão nas costas, ele migra de um lugar para o outro na Nova York dos anos 1960, sempre vivendo de favor, na casa de amigos. Talentoso, mas sem se preocupar muito com o futuro, ele incomoda a amiga Jean Berkey, que vive uma relação com outro músico, Jim. Nem um pouco confiável, Davis se depara com a oportunidade de viajar na companhia de um consagrado artista, Roland, mas nem tudo vai acabar bem nesta nova jornada.

26/5 - quinta
15h30 - Onde os Fracos não têm vez (No Country For Old Men, EUA, 2007, 122min, full HD, suspense, livre). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem e Josh Brolin. Texas, década de 1980. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador, Llewelyn Moss, que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo. Logo Anton Chigurh, um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém, para alcançar Moss, ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell.
18h - Fargo - Uma Comédia de Erros (Fargo, EUA, 1996, 97min, full HD, policial, 18 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: William H. Macy, Frances McDormand e Steve Buscemi. Em 1987 em Fargo, no Dakota do Norte, o gerente de uma revendedora de automóveis, ao se ver em uma delicada situação financeira, elabora o sequestro da própria esposa e faz um acordo com dois marginais, que ganhariam um carro novo e metade dos 80 mil dólares que seriam pagos pelo seu sogro, um homem muito rico. Uma chefe de polícia tenta elucidar o caso, que provoca uma série de mortes.
20h - O Grande Lebowski (The Big Lebowski, EUA, 1999, 117min, full HD, comédia, 18 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Jeff Bridges, John Goodman e Julianne Moore. Jeff se acha o mais esperto do pedaço, quando na verdade é um desocupado que gasta o seu tempo ouvindo Rock dos anos 1960 e jogando boliche. Mas sua vida vai mudar. Confundido com um milionário da Califórnia, ele se vê envolvido com bandidos da pesada, advogados atrapalhados, detetives, sequestradores e, como se não bastasse, com a polícia. Com sua vida ameaçada, Jeff procura seu amigo Walter, um veterano do Vietnã que irá ajudá-lo com seus métodos pouco ortodoxos.

27/5 - sexta
15h30 - O Homem que não Estava lá (The Man Who Wasn't There, EUA, 2002, 111min, full HD, drama, 14 anos). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Billy Bob Thorntond, Frances McDormand e Michael Badalucco. Nos anos 1940, Ed Crane é um barbeiro infeliz, que vive com sua esposa Doris. Ao descobrir que ela o está traindo, Ed passa então a planejar uma trama de chantagem. Mas seu plano dá errado e uma série de fatos desagradáveis ocorrem, incluindo vários assassinatos.
17h30 - Queime Depois de ler (Burn After Reading, EUA, 2008, 96min, full HD, comédia, livre). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Brad Pitt, Frances McDormand e George Clooney. Ao ser demitido, o veterano da CIA Osborne Cox decide escrever um livro revelando segredos do governo. Ao saber disso, sua mulher, Katie, rouba os arquivos para usar contra ele no processo de divórcio. Acidentalmente, o material cai nas mãos de dois funcionários de uma academia no subúrbio de Washington, Linda e Chad. Visando a arranjar dinheiro para pagar as cirurgias plásticas que Linda sonha em fazer, eles chantageiam Cox. Para resolver o caso é contratado o agente Harry Pfarrer, que, coincidentemente, é amante de Katie e mantém uma relação virtual com Linda.
19h30 - Onde os Fracos não têm vez

28/5 - sábado
16h - Fargo - Uma Comédia de Erros
18h - O Grande Lebowski
20h30 - O Homem que não Estava lá

29/5 - domingo
15h30 - Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum
17h30 - Queime Depois de ler
19h30 - Onde os Fracos não têm vez

31/5 - terça
15h30 - Fargo - Uma Comédia de Erros
18hGosto de Sangue (Blood Simple, EUA, 1988, 96min, full HD, suspense, livre). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: John Getz, Frances McDormand e Dan Hedaya. Julian Marty é o dono de um bar numa cidade do Texas e desconfia que sua mulher, Abby, está traindo-o com Ray, um de seus empregados. Marty decide contratar um detetive para segui-los e acaba confirmando suas suspeitas. Ele então faz um novo acordo com o detetive, propondo que ele mate sua esposa e o amante enquanto ele estiver fora da cidade.
20h - Na Roda da Fortuna (The Hudsucker Proxy, EUA, 1995, 99min, full HD, comédia dramática, livre). Direção: Joel Coen e Ethan Coen - elenco: Tim Robbins, Jennifer Jason Leigh e John Mahoney. De maneira totalmente inesperada e bizarra, Waring Hudsucker, presidente das superlucrativas Indústrias Hudsucker, comete suicídio. Ainda atordoada pelo acontecimento, a junta de diretores da empresa, comandada pelo inescrupuloso Sidney Mussberger, tem uma ideia brilhante: colocar um idiota qualquer na presidência da Companhia e fazer o preço das ações despencarem, para depois comprar tudo de volta a preço de banana. O ingênuo e idealista Norville Barnes seria o perfeito "testa de ferro" para o plano, mas ninguém contava com a desconfiança da repórter Amy Archer, que começa a perceber que há algo de podre no reino da Hudsucker.

01/6 - quarta
16hGosto de Sangue
18h15 - Na Roda da Fortuna

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus