Time Out São Paulo

5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Este evento terminou

5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Data 15-29 Jun

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

O festival exibe mais de 100 títulos – entre longas, médias e curtas metragens focados na temática ambiental – que raramente entram em circuito de cinema no Brasil. São produções de países como Canadá, Alemanha, Turquia, EUA, China, França, Grécia, Itália, Israel, Índia, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Luxemburgo, África do Sul, Quirguistão, entre outros.

Entre os destaques, O Céu e a Geleira, novo longa-metragem de Luc Jacquet, diretor do sucesso A Marcha dos Pinguins, que abre a mostra no dia 15 de junho. O filme foi atração de encerramento do Festival de Cannes em 2015 e aborda a atuação do glaciologista francês Claude Lorius, cuja pesquisa com o gelo da Antártica ajudou a provar que o aquecimento global vem sendo provocado pela ação humana.

Isso Muda Tudo, uma coprodução EUA/Reino Unido baseada no livro da jornalista, escritora e ativista canadense Naomi Klein, tem como produtor executivo o cineasta mexicano Alfonso Cuarón (Oscar de Melhor Diretor por Gravidade, em 2014). Filmado ao longo de quatro anos em nove países e cinco continentes, o documentário é uma tentativa épica para reimaginar o grande desafio das alterações climáticas. A direção é de Avi Lewis, marido de Klein.

Trabalhos de grandes nomes do cinema, como Louis Malle, Robert Bresson, Jean Epstein, Jean Painvelé, Jacques Tati, Jean Rouch e Yves-Jacques Cousteau estão presentes no Panorama Histórico deste ano, inteiramente dedicada a produções francesas. A Propos de Nice (1930), de Jean Vigo, O Salário do Medo (1953), de Henri-Georges Clouzot, e Rien Que Les Heures (1926), de Alberto Cavalcanti, são alguns dos clássicos programados.

Realizada pelo terceiro ano consecutivo, a Competição Latino-Americana traz 22 produções de 12 países da região. O homenageado do ano é o ambientalista brasileiro Paulo Nogueira Neto. Completam a programação o Circuito Universitário, a Mostra Escola e a competição Curta Ecofalante,

Os filmes são exibidos em seis salas da cidade: Caixa Belas Artes, Reserva Cultural, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e Matilha Cultural. A programação é gratuita e se completa com uma série de debates com a participação de especialistas, diretores e convidados.

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental promove sessões também na Biblioteca Mário de Andrade, em Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Prefeitura de São Paulo, unidades das Fábricas de Cultura, faculdades, colégios e em Escolas Técnicas Estaduais (ETECs).

Confira a programação completa da mostra no site ecofalante.org.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus