Time Out São Paulo

MOBIFILM

Este evento terminou

MOBIFILM

Data 12-14 Ago

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Telefone (11) 3397-4002

Estações próximas
1, Vergueiro

Inspirado no Global Road Safety Film Festival, a mostra exibe mais de 80 filmes – entre curtas e longas-metragens, filmes universitários, animações e webseries – sobre mobilidade urbana. Além disso, traz um seminário internacional com especialistas em mobilidade urbana e violência viária, e uma exposição com curadoria de Baixo Ribeiro, do Instituto Choque Cultural.

Entre os longas participantes, está Marginal (2016), de Alex Miranda e Pedro Caldas, que estreia no festival. Acompanhando o ritmo alucinante das marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, o filme apresenta diversas formas de vida que transitam pela região: vendedores ambulantes, trabalhadores de centros empresariais, famílias que vivem ali e até capivaras e pássaros que fizeram do local o seu habitat.

Outros documentários de longa-metragem se destacam na programação: Bike vs Carros (2015), do diretor sueco Fredrik Gertten, aborda transformações urbanas ocorridas em São Paulo entre 2012 e 2014, após a eleição do prefeito Fernando Haddad (PT), e a guerra por espaço nas ruas de outras metrópoles, como Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca). Eleito pelo público o 'Melhor Documentário Brasileiro' da 27° Mostra de Cinema de São Paulo, Motoboys – Vida Loca (2003), de Caito Ortiz, mostra o dia-a-dia de cinco motoboys na capital paulistana, entre eles, uma garota, revelando o comportamento, os medos e sonhos destes profissionais. Já Luto em Luta (2012), dirigido por Pedro Serrano – um dos fundadores do movimento 'Viva Vitão', criado após o atropelamento que matou o jovem paulistano Vítor Gurman –, revela a tragédia diária do trânsito brasileiro.

Na seleção estão premiados curtas-metragens, como Em trânsito (2013), de Marcelo Pedroso, um pequeno musical sobre o drama dos projetos desenvolvimentistas automobilísticos no Brasil, que foi destaque no VI Janela Internacional de Cinema do Recife, e E (2014), de Helena Ungaretti, Miguel Antunes Ramos e Alexandre Wahrhaftig, que alerta para as transformações urbanas em decorrência da construção de estacionamentos “paisagísticos” e recebeu prêmio na Mostra de Cinema de Tiradentes e menção honrosa no festival É Tudo Verdade.

Também merecem atenção Plano Aberto (2016), de Elder Barbosa, que observa como jovens militantes vivem e constroem novas formas de resistência contra o encarecimento dos transportes públicos e a exclusão social nas periferias do Rio de Janeiro, e Jegues (2015), de Chris Agnese e Gil Chagas, que mostra como o animal de carga que vem sendo substituído por motocicletas no Nordeste do Brasil e, abandonado pelas ruas, se tornou uma das principais causas de acidentes na região.

Confira a programação completa e informações sobre o sominário e a exposição no site mobifilm.com.br.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus