In-Edit Brasil

7-18 Set

Divulgação
Cena do doc 'Bird On A Wire', de Tony Palmer, que retrata o cantor e compositor Leonard Cohen

Este evento terminou

Em sua 8ª edição, o festival de documentários musicais faz uma homenagem ao premiado diretor britânico Tony Palmer e celebra a diversidade musical através dos 57 títulos selecionados. As sessões e atividades paralelas acontecem no Cinesesc, Spcine Olido, Spcine Lima Barreto (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Matilha e em seis CEUs do Circuito Spcine.

Palmer é considerado um dos pilares do documentário musical da BBC, testemunha ocular de diversas fases musicais que registrou. A mostra exibe oito títulos em parceria com o diretor, de artistas como Beatles, Maria Callas, Leonard Cohen e Cream. Presença confirmada no festival, o cineasta vem ao Brasil para apresentar seus filmes e participar de uma MasterClass no dia 16/09, às 18h30 no Cine Matilha, com entrada gratuita.

O evento abre com a première nacional do longa Eat That Question - Frank Zappa in His Own Words, de Thorsten Schütte. O filme, que retrata intimamente o músico Frank Zappa – considerado um dos maiores gênios da musica de todos os tempos – é exibido às 20h30, no CineSesc.

Na Competição Nacional, um total de cinco títulos inéditos no circuito comercial. Na disputa, o inédito Waiting for B., de Paulo César Toledo e Abigail Spindel, que mostra a saga dos fãs brasileiros da cantora Beyoncé; Xingu Cariri Caruaru Carioca, de Beth Formaggini, que viajou com o músico Carlos Malta pelo Brasil; Danado de Bom, de Deby Brennand, sobre João da Silva, parceiro de Luiz Gonzaga em diversos sucessos; Pedro Osmar, prá Liberdade que se Conquista, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, sobre o multiartista paraibano Pedro Osmar; e Brasil Heavy Metal: um Filme, um Sonho, uma Declaração de amor ao Metal Brasileiro, de Ricardo Michaelis.

Várias pré-estreias de longas-metragens no aguardado Panorama Internacional. No total, são 20 títulos, dos quais 18 inéditos no Brasil. Entre os destaques estão Zonda - Folclore Argentino, do cineasta espanhol Carlos Saura, que retrata o folclore da Argentina através do encanto de sua música e de sua dança. Em The Blueblack Hussar, o diretor Jack Bond, mostra o retorno de Adam Ant - astro da cena post punk-new wave, que teve sua carreira interrompida por problemas mentais.

O aclamado diretor Julien Temple faz uma grande homenagem a Wilko, guitarrista banda Dr. Feelgood, em The ecstasy of Wilko Johnson, a quem considera a essência do rock and roll. Já a banda The Jam é retratada no documentário The Jam: about the young idea, de Bob Smeaton, desde a evolução do trio, a personalidade genial do guitarrista Paul Weller e por que o grupo não se reúne mais.

Fique ligador também em Wacken 3D - The Movie, de Norbert Heitker, uma sessão especial em 3D onde o público é transportado para o festival de heavy metal mais famoso do mundo. Além de Fonko, de Lamin Daniel Jadama, Lars Lovén e Göran Hugo Olsson, que conta com a narração do lendário Fela Kuti (em gravação de 1982) e Neneh Cherry para contar a história do nascimento de uma nova África.

Em suas atividades paralelas, o festival traz uma série de shows com bandas como Fábrica de Animais, Pin-Ups e Invasores de Cérebros; além de uma apresentação do músico Chico Saraiva, MasterClass com o homenageado Tony Palmer, Feira de Vinil e o seminário '3 X Documentário Musical', uma série de conversas com o jornalista especializado em música brasileira Marcus Preto, com realizadores de documentários musicais em três diferentes versões.

Confira a programação completa no site in-edit-brasil.com.

Serviço

Data 7-18 Set

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus
 

© 2011 - 2016 Time Out Group Ltd. All rights reserved. All material on this site is © Time Out.