Time Out São Paulo

África(s). Cinema e Revolução

Este evento terminou

África(s). Cinema e Revolução

Preço de R$ 5 até R$ 10

Data 10-23 Nov

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Caixa Belas Artes
Rua da Consolação, 2423, Consolação

Telefone 2894-5781

Estações próximas
Consolação e Paulista

A mostra reúne filmes históricos, realizados ainda no período colonial, durante as lutas pela independência e nos primeiros anos da liberdade, e os acompanha de obras contemporâneas que tratam da memória do colonialismo português na África. Somam-se, assim, visões do futuro e visões do passado – filmes de clara ambição coletiva feitos no contexto do cinema revolucionário e militante combinados a realizações contemporâneas que oferecem uma perspectiva mais individual e familiar.

Com curadoria de Lúcia Monteiro, esta é a primeira mostra desse tamanho dedicada ao tema no Brasil, com exibição de 39 filmes - muitos deles inéditos para o público brasileiro. Também serão realizados debates com realizadores como Camilo de Sousa, Celso Luccas, Flora Gomes, Mathieu Kleyebe Abonnenc, Raquel Schefer e Ruy Guerra. As sessões serão comentadas por diversos especialistas e serão promovidas duas oficinas.

Atividas complementares gratuitas
DEBATE: A cineasta Flora Gomes conversa sobre sua obra com a pesquisadora Carolin Overhoff Ferreira. 18/11, sexta-feira, 18h00, no Caixa Belas Artes. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

MESA REDONDA: O nascimento do cinema moçambicano. Com Ruy Guerra, José Luís Cabaço, Rita Chaves, Camilo de Sousa e Isabel Noronha. 16/11, quarta-feira, 16h00, no Caixa Belas Artes. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

OFICINA MEMÓRIA E AUDIOVISUAL I: Filmes de segunda mão, ou a reapropriação de arquivos familiares, com Raquel Schefer. 12/11, sábado, 14h00, na Caixa Cultural Praça da Sé. Inscrições até 11/11 através do email mostraafricas@gmail.com.

OFICINA MEMÓRIA E AUDIOVISUAL II: O conceito de casa da memória negra: Cinema expandido e história da preservação e divulgação da memória negra local, com Lilian Solá Santiago. 19/11, sábado, 15h00, na Caixa Cultural Praça da Sé. Inscrições até 18/11 através do email mostraafricas@gmail.com.

Confira a programação completa no site mostraafricas.com.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus