Time Out São Paulo

Mostra Clássicos Italianos

Este evento terminou

Mostra Clássicos Italianos

Data 06-16 Abr

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana

Telefone (11) 3512 6111

A mostra exibe obras-primas de mestres como Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti, Sergio Leone, Elio Petri e Ettore Scola em novas cópias restauradas. Entre os filmes selecionados, verdadeiros clássicos como Mamma Roma (1962), A Doce Vida (1960), Rocco e seus Irmãos (1960), Três Homens em Conflito (1966), entre outros.  

Com interpretação antológica de Anna Magnani, Mamma Roma é um dos primeiros filmes dirigidos por Pasolini – cineasta que é roteirista de outro destaque do festival, O Belo Antonio, de Mauro Bolognini, exibido em cópia 35mm do acervo da Cinemateca. Duas obras-primas dirigidas por Luchino Visconti compõe a programação: o épico Rocco e seus Irmãos, com Alain Delon, Renato Salvatori, Annie Girardot, Katina Paxinou e Claudia Cardinale; e o intimista Vagas Estrelas da Ursa, também com Cardinale no elenco.

Clássico do cinema político italiano, Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita, de Elio Petri, tem forte presença da brasileira Florinda Bolkan em seu elenco. Trabalho menos visto de Ettore Scola, A Mais Bela Noite de Minha Vida é uma comédia melancólica protagonizada por Alberto Sordí. Grande sucesso de bilheteria em seu lançamento, Três Homens em Conflito é um dos principais clássicos de Sergio Leone e estrelado por Clint Eastwood. Por fim, a mostra se encerra no dia 16 de abril, com a exibição ao ar livre de uma das obras-primas de Federico Fellini, A Doce Vida, em 35mm, na tela externa da Cinemateca.

Confira a programação completa com sinopses:

6/4 (quinta)
19h - Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita

Em um momento de perturbação política interna na Itália, um inspetor de polícia (Gian Maria Volonté) recebe a tarefa de reprimir os dissidentes políticos. Dentre eles está a sua amante, Augusta Terzi (Florinda Bolkan). Ele começa a testar os limites da polícia, vendo se irá ser acusado pelo crime. Assim, começa a plantar pistas óbvias que o identificam como o assassino da mulher, e vê seus colegas ignorando-as, seja intencionalmente ou não.
21h - Um Grito de Revolta
Por volta de 1870, um militante anarquista é condenado à prisão perpétua por atividades ilegais. Adaptação de uma história de Leo Tolstoy. Vencedor da mostra Forum of new cinema, no Festival de Berlim.

7/4 (sexta)
19h - A Mais Bela Noite de Minha Vida

Para não perder o hábito, quatro juízes aposentados adoram submeter a seu próprio julgamento qualquer criminoso que apareça. E é o que acontece com o industrial italiano Alfredo Rossi, que enriqueceu de forma duvidosa e inadvertidamente atravessou o caminho dos quatro.
21h - O Belo Antônio
Galã atrai muitas mulheres, que o consideram o "amante ideal", mas, na realidade, ele esconde um segredo.

8/4 (sábado)
18h - Mamma Roma

Mamma Roma deseja abandonar a prostituição para começar uma vida nova, vendendo frutas na feira e criando seu filho adolescente, Ettore. Mas Ettore, cercado por más influências e furioso ao descobrir a ocupação de sua mãe, cai em um mundo de criminalidade e se torna vítima da violência policial, frustrando os sonhos de Mamma Roma. Uma visão dramática e, às vezes, irônica, da Itália, repleta de referências à arte e a religião do país.

20h - Três Homens em Conflito
Durante o auge da Guerra Civil, um misterioso pistoleiro (Eastwood) vaga pela fronteira do Oeste. Ele não possui um lar, lealdade ou companhia.... Até que encontra dois estrangeiros (Eli Wallach e Lee Van Cleef), que são tão brutos e desapegados quanto ele. Unidos pelo destino, os três homens juntam suas forças para tentar encontrar uma fortuna em ouro roubado. Mas trabalho em equipe não é uma coisa natural para voluntariosos pistoleiros, e eles logo descobrem que seu maior desafio é concentrar-se em sua perigosa missão - e em manterem-se vivos - atravessando um país arrasado pela guerra.

9/4 (domingo)
17h - Rocco e seus Irmãos

Em busca de uma vida melhor, a viúva Rosaria Parondi e seus filhos - Rocco, Simone, Vincenzo, Ciro e Luca - trocam a miserável Sicília pela industrial Milão. Na cidade grande, cada irmão segue um rumo diferente. Quando Simone é abandonado pela amante, que se envolve com Rocco, tem início a degradação de uma família corrompida pelos valores e costumes de uma sociedade hostil.

20h15 - Vagas Estrelas da Ursa 
Sandra, acompanhada do marido, Andrew, retorna a Volterra, cidade onde nasceu e passou a infância, para participar de uma homenagem ao falecido pai. Lá, Andrew conhece Gianni, irmão de Sandra, e descobre que os dois compartilham um terrível segredo.

13/4 (quinta)
18h - Mamma Roma
20h - Vagas Estrelas da Ursa


14/4 (sexta)
19h - 
A Mais Bela Noite de Minha Vida
21h - Investigação Sobre um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita

15/4 (sábado)
17h - Rocco e seus Irmãos

20h - Três Homens em Conflito


16/4 (domingo)
17h - O Belo Antônio
19h30 - A Doce Vida

Federico Fellini nos guia em um passeio pelas dores, delícias e pela frivolidade da burguesia romana dos anos 1960. No centro desse passeio está Marcello Rubini, jornalista e colunista social, e suas aventuras profissionais e amorosas. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, ele freqüenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus