Time Out São Paulo

Sem Susto: O cinema Pós-Horror

Este evento terminou

Sem Susto: O cinema Pós-Horror

Preço R$ 2. A bilheteria será aberta às 14h para retirada dos ingressos das sessões do dia. O debate do dia 9/9, às 17h, será gratuito.

Data 05-14 Set

Horário de abertura Confira os horários das sessões na programação.

Rua Vergueiro, 1000, Paraíso

Telefone (11) 3397-4002

Estações próximas
1, Vergueiro

Definido por pesquisadores e críticos de cinema por ser um movimento que busca fugir das convenções mais clássicas do horror, o pós-horror dominou o cenário independente no mundo nos últimos anos com lançamentos frequentes e com sucesso de crítica (e às vezes) até de público.

Não são filmes que procuram um terror explícito, mas discussões existencialistas e filosóficas deixando o “susto” em segundo plano. Porém, elementos do gênero de horror encontram-se de maneira clara nas narrativas. Afinal, são histórias de fantasmas, monstros que vivem em armários, bruxas, demônios e mundo pós-apocalíptico.

A mostra promove um debate no dia 9 de setembro com a pesquisadora e jornalista Laura Loguercio Cánepa, autora da tese 'Medo de quê: Uma história dos filmes de horror no cinema brasileiro', e a cineasta Gabriela Amaral Almeida, diretora, roteirista e dramaturga que acaba de lançar seu primeiro longa, Animal Cordial, no circuito de festivais internacionais.

Confira a programação completa com sinopses:

5 de setembro (terça)
15h30 -
Babadook (2014, 94 min, digital). Direção: Jennifer Kent – elenco: Essie Davis, Noah Wiseman, Daniel Henshall. Seis anos se passaram desde a morte de seu marido, mas Amélia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e ao encontrar um livro chamado The Babadok reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente.
17h30 - Trabalhar Cansa (2011, 99min, 35mm). Direção: Marco Dutra e Juliana Rojas – Elenco: Helena Albergaria, Marat Descartes, Naloana Lima. Helena é uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Tudo vai bem até Otávio, seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.
19h30 - O Som ao Redor (2013, 131min, DCP). Direção: Kleber Mendonça Filho – Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings. A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Enquanto uns comemoram a tranquilidade, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

6 de setembro (quarta)
16h -
Boa noite, Mamãe (Ich seh, Ich seh, 2016, 100min, DCP). Direção: Veronika Franz e Severin Fiala – elenco: Susanne Wuest, Lukas Schwarz, Elias Schwarz. Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe.
18h - Primavera (Spring, 2014, 110min, digital). Direção: Justin Benson e Aaron Moorhead – Elenco: Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Vanessa Bednar. Depois da morte da mãe, Evan percebe que sua vida está sem direção e resolve pegar todo o seu dinheiro para se aventurar na Europa. Quando chega à Itália, ele conhece a jovem Louise. Os dois iniciam um romance, mas um segredo de Louise pode destruir a história do casal.
20h - Inverno de Sangue em Veneza (Don’t Look Now, 1973, 112min, digital). Direção: Nicolas Roeg – Elenco: Donald Sutherland, Julie Christie, Massimo Serato. Após a trágica morte acidental de sua filha, o casal Laura e John Baxter decide começar uma nova vida em Veneza, onde ele trabalhará na restauração de uma igreja. Lá os dois conhecem duas estranhas irmãs. Uma delas afirma ter contato com o espírito da criança falecida e avisa que o casal corre um sério risco. John duvida, mas logo começa a ter misteriosas visões.

7 de setembro (quinta)
15h30 -
Síndromes e um Século (Sang sattawat, 2006, 105min, digital). Direção: Apichatpong Weerasethakul – Elenco: Nantarat Sawaddikul, Jaruchai Iamaram, Sophon Pukanok. Dividido em duas partes, o filme conta como funciona a memória e o sentimento de felicidade desencadeado por algo aparentemente insignificante. A primeira parte tem como foco a vida de uma médica. Já a segunda, a de um médico.
17h30 - Personal Shopper (2017, 110min, DCP). Direção: Olivier Assayas – Elenco: Kristen Stewart, Lars Eidinger, Sigrid Bouaziz. Maureen é uma jovem americana que mora em Paris e trabalha como personal shopper para uma celebridade local. Ela também tem uma capacidade especial para se comunicar com o mundo dos mortos. A moça dividia esse dom com seu irmão, recém-falecido, que parece estar querendo enviar uma mensagem para o mundo dos vivos.
19h30 - O Iluminado (The Shining, 1980, 146min, DCP). Direção: Stanley Kubrick – Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd. Durante o inverno, um homem é contratado como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar sérios problemas mentais e ele vai se tornando cada vez mais agressivo, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado.

8 de setembro (sexta)
16h - Personal Shopper
18h -
Trabalhar Cansa
20h - A Bruxa (The Witch, 2015, 93min, DCP). Direção: Robert Eggers – elenco: Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie. Em 1630, na Nova Inglaterra, um casal cristão e seus cinco filhos são expulsos de uma comunidade extremamente religiosa. A família vai viver num local isolado e sofre com a escassez de comida. Quando o bebê desaparece, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.

9 de setembro (sábado)
15h45
- Sessão de curtas de Gabriela Amaral, Anita Rocha da Silveira, Juliana Rojas e Marco Dutra
17h - Debate com a pesquisadora e jornalista Laura Loguercio Cánepa e a cineasta Gabriela Amaral Almeida
20h - Ao cair da Noite (It Comes At Night, 2016, 92min, DCP). Direção: Trey Edward Shults – elenco: Joel Edgerton, Carmen Ejogo, Kelvin Harrison Jr. Paul mora com sua esposa e o filho numa casa solitária e misteriosa, mas segura. Um dia chega uma família desesperada procurando refúgio. Aos poucos a paranoia e a desconfiança vão aumentando e Paul vai fazer de tudo para proteger sua família contra algo que vem aterrorizando todos.

10 de setembro (domingo)
15h45 -
Boa noite, Mamãe
17h30 - Mate-me por favor (2016, 104min, DCP). Direção: Anita Rocha da Silveira – Elenco: Valentina Herszage, Dora Freind, Mariana Oliveira. Na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a rotina de Bia, uma jovem de 15 anos, e de João, seu irmão, 25, é alterada por uma série de assassinatos sombrios. Este caso acaba ilustrando alguns dos principais problemas enfrentados pela juventude atual.
19h30 - O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1969, 136min, digital). Direção: Roman Polanski – elenco: Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon. Um jovem casal, Rosemarey e Guy Woodhouse, muda-se para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida passa a ter alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê à luz o Filho das Trevas.

12 de setembro (terça)
16h15 - Primavera
18h10 - A Bruxa
20h -
Personal Shopper

13 de setembro (quarta)
16h -
Sessão de curtas de Gabriela Amaral, Anita Rocha da Silveira, Juliana Rojas e Marco Dutra
17h30 - Mate-me por favor
19h30 -
Ao cair da Noite

14 de setembro (quinta)
15h - O Som ao Redor
17h30 - Babadook
19h30 -
Síndromes e um Século

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus