Time Out São Paulo

SCI-FI: ANOS 80

Este evento terminou

SCI-FI: ANOS 80

Data 04-29 Set

Horário de abertura 16h e 19h. Exceto no dia 29 de setembro (14h).

Rua do Anfiteatro, 181 - Colmeia Favo 4, Butantã

Telefone (11) 3091 3540

A mostra exibe alguns dos clássicos do gênero no período, incluindo filmes de grandes cineastas, como Steven Spielberg (E.T. - O Extraterrestre), David Cronenberg (A Mosca e Scanners – Sua Mente Pode Destruir), Paul Verhoeven (RoboCop – O Policial do Futuro), John Carpenter (Eles Vivem e Fuga de Nova York), Ridley Scott (Blade Runner, o Caçador de Androides), entre outros, e conta também com uma maratona especial da primeira temporada de Stranger Things em seu último dia.

O sci-fi é um gênero de difícil definição, principalmente porque seus filmes costumam ser híbridos, podendo conter elementos de comédia, fantasia, ação ou terror. O ponto em comum entre suas histórias é a inserção de dispositivos tecnológicos que, no mundo real, são meras especulações. Assim, as ficções-científicas podem se passar no futuro ou em realidades alternativas, e suas narrativas são conduzidas por fenômenos hipotéticos, como as viagens intergalácticas, as máquinas de teletransporte e a presença de vida inteligente alienígena.

No século XIX, a literatura fantástica passou a incorporar elementos advindos da ciência, muito devido à crescente importância que esta vinha construindo. Escritores como Jules Verne e H. G. Wells e clássicos como 'Frankenstein' e 'O Médico e O Monstro' abriram caminho a um gênero que se consolidaria no século XX, sendo presente também no cinema, desde seus primeiros anos. Viagem à Lua (1902), de Georges Méliès, considerado o primeiro filme do gênero, mostrou como este estilo narrativo se adequava bem ao formato audiovisual, e o gênero foi explorado no cinema mais algumas vezes durante a primeira metade do século XX.

Os anos 1970 marcaram o restabelecimento da indústria cinematográfica americana, com os diretores da Nova Hollywood conseguindo produzir grandes sucessos. Devido aos avanços tecnológicos e ao início da computação gráfica para a produção de efeitos especiais, o final da década ainda trouxe filmes como Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Alien e Guerra nas Estrelas, que foram grandes sucessos em sua época e reavivaram o imaginário popular em torno da ficção-científica.

Estes fatores impulsionaram o gênero na década de 1980, quando houve o maior número de lançamentos de ficção-científica já visto, incluindo muitos filmes que se tornaram clássicos. Tais filmes foram tão impactantes na história do sci-fi que o gênero foi permanentemente marcado pela estética dos anos 1980, sendo impossível, nos dias de hoje, escapar de tais referências.

Confira a programação completa com sinopses:

4 de setembro (segunda)
16h -
Mad Max 2: A Caçada Continua
Max vaga pelo outback australiano pós-apocalíptico, onde a gasolina é o bem mais valioso. Ele se envolve no conflito entre bandidos e uma cidade que tenta defender uma pequena refinaria. Ele deve atravessar essa terra hostil várias vezes para ajuda-los a alcançar a liberdade enquanto são perseguidos pelos bandidos em seus veículos.
19h - Brazil – O Filme
Sam Lowry vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Lá, o poder é dominado pelos industriais e tudo é transformado em mercadoria. Por um erro admnistrativo, um cidadão ordinário é identificado como um terrorista e executado. Sam Lowry é o funcionário público encarregado de resolver o engano, mas no meio do caminho conhece Jill Layton, uma fugitiva, e se apaixona por ela.

5 de setembro (terça)
16h -
1984
Winston Smith é um humilde funcionário público que altera documentos históricos para alinhar os registros às atuais verdades impostas pelo governo. Um dia, comete o atrevimento de começar uma relação com Julia, uma colega de trabalho. Eles tentam escapar dos olhos e dos ouvidos do Grande Irmão, sabendo das dificuldades que teriam que enfrentar numa sociedade totalitária onde tal liberdade é proibida.
19h - A Mosca
O cientista Seth Brundle testa uma máquina de teletransporte de matéria e inadvertidamente permite que uma mosca entre na câmara junto com ele. Quando ocorre a reintegração, o DNA de Seth funde com o do inseto, dando início a uma perigosa mutação genética. A transformação é testemunhada

6 de setembro (quarta)
16h -
Eles Vivem
John Nada é um homem desempregado que anda pelas ruas da cidade procurando algo para fazer. Certo dia ele encontra óculos de sol que o permitem enxergar o mundo como realmente é: pessoas são bombardeadas pela mídia e pelo governo com mensagens como “permaneça dormente” e “submeta-se à autoridade”. Ele também é capaz de ver que algumas pessoas aparentemente normais são, na verdade, alienígenas infiltrados subjugando a população humana.
19h - RoboCop – O Policial do Futuro
No futuro, Detroit é uma cidade assolada pelo crime, e a força policial é gerida por uma enorme corporação. Um policial é morto em combate e transformado pela empresa em um ciborgue ultrassofisticado a fim de ser usado na luta contra o crime. Porém, apesar de ter sua memória apagada, lembranças o assombram e o levam a buscar vingança.

11 de setembro (segunda)
16h -
Fuga de Nova York
No futuro, o crime está além do controle, e a ilha de Manhattan foi convertida em uma prisão de segurança máxima de onde a fuga é impossível. Quando o avião do presidente é sequestrado e cai na ilha, a única esperança é um ex-combatente preso lá, que deve resgatá-lo para conseguir sua liberdade.
19h - Tron – Uma Odisseia Eletrônica
Kevin Flynn é pego tentando invadir o computador da empresa de softwares onde trabalhava e é digitalmente decomposto num fluxo de dados pelo Programa de Controle Mestre. Ele é digitalizado e reconstituído dentro do computador, nas paisagens geométricas e coloridas do ciberespaço onde os programas são forçados a lutar em jogos como gladiadores. Flynn junta forças com Tron, um programa de segurança, para derrubar o reinado ditatorial do Programa de Controle Mestre e voltar ao mundo real.

12 de setembro (terça)
16h -
Aliens, O Resgate
Depois de um sono de cinquenta e sete anos, Ellen Ripley, a única sobrevivente da tragédia espacial, descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado por humanos. Inicialmente relutante, ela aceita retornar para enfrentar seu pior pesadelo e tentar salvar as setenta famílias que lá habitam. Sequência de Alien (1979), de Ridley Scott.

13 de setembro (quarta)
16h -
O Império Contra-Ataca
As forças imperiais comandadas por Darth Vader lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso, Luke Skywalker tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a Força e torná-lo um cavaleiro jedi. No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro da Força.
19h - 1984

14 de setembro (quinta)
16h - RoboCop - O Policial do Futuro
19h -
Blade Runner, o Caçador de Androides
No ano de 2019, Los Angeles se tornou uma metrópole sombria em plena decadência. Rick Deckard, um ex-policial, é um “Blade Runner”, alguém contratado para assassinar replicantes. Os replicantes são androides indistinguíveis do ser humano utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Quando quatro replicantes fazem um motim sangrento numa colônia espacial e retornam à Terra, Deckard é tirado da aposentadoria para caçar os androides.

15 de setembro (sexta)
16h - Brazil - O Filme
19h -
Viagens Alucinantes
O respeitado cientista e professor de psicologia Edward Jessup decide combinar suas experiências em tanques de privação sensorial com poderosas drogas alucinógenas, convencido de que isto poderá ajudar a desbloquear diferentes estados de consciência. As experiências são um sucesso no início, mas quando Jessup continua seu trabalho, começa a experimentar alteração do estado mental e também físico.

18 de setembro (segunda)
16h -
O Último Guerreiro das Estrelas
Alex, um jovem apaixonado por videogames, bate o recorde de um jogo de fliperama chamado Starfighter. Ele é então convocado por um extraterrestre para ajudar em uma guerra intergaláctica, descobrindo que o jogo funciona como modo de recrutar Guerreiros das Estrelas. Agora Alex terá de defender a sua galáxia, que está prestes a ser invadida por temidos inimigos.
19h - Eles Vivem

19 de setembro (terça)
16h -
Akira
Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, no ano de 2019, em Neo-Tóquio. Tetsuo, seu amigo próximo, é sequestrado e envolvido num projeto governamental secreto conhecido como Akira. Na tentativa de salvar Tetsuo, Kaneda encontra um grupo de ativistas antigovernamentais, políticos corruptos, cientistas irresponsáveis e um poderoso líder militar. Tetsuo começa a desenvolver um misterioso e violento poder sobrenatural que leva a mortes, destruição, uma tentativa de golpe e uma batalha final onde os segredos do lendário Akira foram enterrados trinta anos antes.
19h - O Império Contra-Ataca

20 de setembro (quarta)
16h -
A Mosca
19h - Scanners – Sua Mente Pode Destruir
Os irmãos Darryl e Cameron são scanners, frutos de uma experiência de laboratório que os dotou com a capacidade de ler e explodir mentes. Darryl decide criar um exército para conquistar o mundo, e Cameron é o único com poderes para detê-lo.

21 de setembro (quinta)
16h -
O Segredo do Abismo
Uma equipe de uma plataforma civil de exploração de petróleo se vê repentinamente com a missão de tentar resgatar o USS Montana, um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes. Assim, começa a operação rumo ao fundo do oceano, onde existe algo inimaginável.
19h - Aliens, O Resgate

22 de setembro (sexta)
16h -
E.T. – O Extraterrestre
Um grupo de alienígenas visita a Terra e um deles se perde e fica para trás. Ele é encontrado por um menino de dez anos, Elliot. Os dois começam a se comunicar, e iniciam uma relação em que E.T aprende sobre a vida na terra e Elliot descobre novos valores do significado verdadeiro de amizade. E.T quer voltar para casa, mas se Elliot o ajudar, ele perderá um amigo.
19h - Fuga de Nova York

25 de setembro (segunda)
16h - Viagens Alucinantes
19h -
O Segredo do Abismo

26 de setembro (terça)
16h - Blade Runner, o Caçador de Androides
19h -
O Último Guerreiro das Estrelas

27 de setembro (quarta)
16h - Tron – Uma Odisseia Eletrônica
19h -
Mad Max 2: A Caçada Continua

28 de setembro (quinta)
16h - Scanners – Sua Mente Pode Destruir
19h -
Akira

29 de setembro (sexta)
14h - MARATONA Stranger Things – 1ª temporada

Em Montauk, Long Island, um garoto desaparece misteriosamente. Enquanto a polícia, a família e os amigos procuram respostas, eles acabam mergulhando em um extraordinário mistério, envolvendo um experimento secreto do governo, forças sobrenaturais e uma garota com poderes sobrenaturais.

Escrito por Time Out São Paulo editors
Compartilhe

Mapa


     Se o mapa ou detalhes deste estabelecimento estão incorretos, entre em contato

Comentários dos leitores

blog comments powered by Disqus